Pet Friendly

Verão: pets também merecem cuidados especiais

Escrito por  | 

Eu amo o verão! Estação de sol, praia e dias longos. Porém, se você tem pets, é preciso tomar alguns cuidados para que essa época do ano não prejudique seu amiguinho peludo.

Selecionei aqui algumas dicas importantes:

CUIDADOS COM OS PETS NO VERÃO

Cães e gatos sofrem com os efeitos do calor e do sol tanto quanto os humanos. As raças com focinhos curtos, como buldogues e pugs, mais ainda. Cachorros transpiram pela almofadinha da pata, focinho e boca, por isso a língua fica sempre pra fora. Quando o focinho é curto, não há extensão suficiente para a realização da troca térmica. Dessa forma, os cuidados precisam ser redobrados!

Curiosidades à parte, trouxe aqui uma listinha de dicas para você cuidar com todo o amor e carinho do seu pet nesse verão. Confere aí:

CUIDADO COM OS PARASITAS

O verão é uma época propícia para proliferação de pulgas, carrapatos, sarnas, piolhos, micoses e também doenças infecciosas. Cuide para deixar as vacinas do seu pet em dia, use parasiticidas e aplique remédios antipulgas. Fique atento para sinais como vômito ou diarreia. Nesses casos, leve seu bichinho no pet!

 

HIGIENE E HIDRATAÇÃO

Recomenda-se tosa para raças de cães e gatos mais peludos, pois ajuda a refrescar o animal. No verão é indicado dar banho nos pets, em média, uma vez por semana. Se decidir dar banho em casa, lave-os com água em temperatura ambiente e xampu especial – neutro e hipoalergênico. Seque bem seu amiguinho para evitar a umidade.

 

USE PROTETOR SOLAR

Sim, os bichinhos também precisam se proteger contra o câncer de pele, principalmente aqueles com pele clara. O filtro deve ser aplicado em regiões sem pelo, como focinho e orelhas. NUNCA aplique protetor solar humano no seu bichinho. Há produtos específicos para animais que não oferecem risco de intoxicação.

 

PASSEIO NA HORA CERTA

Passeios são indispensáveis para a saúde do seu pet, mas escolha horários de temperatura mais amena – antes das 10h da manhã e depois das 16h. Tome cuidado com lugares asfaltados, pois podem causar sérias queimaduras nos coxins das patas dos cães (você pode comprar sapatinhos para seu pet!). Também leve consigo uma garrafa de água para dar um pouco para o seu bichinho durante o passeio.

E cuidado com a insolação! Se o seu cachorro parecer exausto, apático, tonto ou estiver vomitando, leve-o para um médico veterinário. Um dos primeiros socorros, nesse caso, é aplicar água fresca abundante na sua cabeça, pescoço e torso.

CUIDADO COM O LOCAL ONDE DORMEM

Verifique se o local onde dorme seu pet não é quente demais e se ele tem a possibilidade de escolher um abrigo mais fresquinho para ficar quando sentir calor. Muitas vezes a circulação do animal fica restrita a uma parte de casa, portanto o ambiente precisa ser ideal.

 

JAMAIS TRANQUE SEU PET DENTRO DO VEÍCULO!

Muita gente leva seu bichinho para passear de carro e o tranca no veículo quando necessita fazer alguma coisa na rua. No verão, isso é extremamente perigoso, uma vez que as temperaturas elevadas podem até levar o bichinho à morte se ele estiver em um ambiente fechado e quente.


Gostaram das dicas? Espero que ajudem vocês a cuidarem com ainda mais carinho dos seus pets.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *