Pet Friendly

Cuidados com os cães no inverno

Escrito por  | 

Hello, amores!

Como vocês sabem, tenho dois lulus, o Urso e a Paçoca. Ao contrário do que muita gente pode pensar, mesmo sendo essas bolinhas de pelo, os lulus também sofrem no inverno. Por isso, eu tomo alguns cuidados para proteger eles.

 

pet

 

A raça dos meus pets é descendente de cães que viviam em regiões árticas, então o pelo ajuda bastante a proteger das baixas temperaturas. Mas outra coisa que precisamos tomar cuidado é que, no inverno, o ar fica mais seco e os poluentes ficam mais concentrados, facilitando alguns tipos de irritação e ressecamento, além da proliferação de vírus e bactérias, que causam conjuntivites, gripes e resfriados. Sempre mantenham as vacinas em dia!

 

lulu2

 

Já falei pra vocês do livro Adestramento Inteligente, do Alexandre Rossi. Adoro ele e selecionei algumas dicas que ele deu para deixar os pets saudáveis até nas estações mais frias:

 

Dicas para manter os pets saudáveis no inverno

Fique atento a filhotes e idosos

Rossi lembra que em geral os cães gostam bastante das temperaturas mais baixas – principalmente aqueles que têm forma esférica, como bulldog e o poodle, que sentem menos frio. Mas os filhotes e os cães mais velhinhos ficam mais vulneráveis às doenças típicas das estações mais frias, por isso merecem mais atenção.

 

Pode tosar, mas com cautela

A pelagem mais densa ajuda a proteger os cães das temperaturas baixas. Mas aqueles bichinhos que passam muito tempo em apartamento, ou que tem o hábito de praticar bastante atividade física, devem seguir fazendo a tosa regular.  Apenas os muito idosos e que ficam em áreas externas devem evitar ter os pelos cortados.

 

Esquente, mas não sufoque seu pet

As roupinhas são muito fofas, mas encher o animal de tecido pode até fazer mal. Quando o cão está em movimento, é melhor evitar. Alexandre lembra só que é preciso cuidar o espaço de descanso do animal: usar revestimentos de borracha ou estrados para evitar que o chão do frio atravesse para a caminha. Outra coisa importante é proteger do vento.

 

Pet fitness

Não dá pra esquecer que os cães também precisam fazer exercícios. As atividades físicas podem ser estimuladas também em casa, com brinquedos. Rossi lembra que não dá pra deixar de acompanhar o peso e a gordura corpórea de cada animal em todas as estações.

 

E aí, gostaram?

O que vocês fazem para proteger os pets no inverno?

Contem nos comentários!

 

Fontes:

Alexandre Rossi

Tales Kishimoto

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *