
Shopping
10 dicas para comprar na Black Friday
A Black Friday, um dos maiores eventos para o varejo, vai rolar na última sexta-feira de novembro, no dia 24. A data é o momento perfeito para quem está querendo economizar aproveitando as super ofertas. Também é uma boa hora para fazer as compras de Natal. Para não cair em ciladas, trouxe aqui algumas dicas para você aproveitar ao máximo as compras durante a Black Friday.
Dica 1: Confira se as lojas online possuem o selo de segurança da Black Friday
O selo, criado pela Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico, ajuda os consumidores a escolherem qual site é confiável para as compras. Para adquirir o selo, os lojistas passam por inspeção da Câmara, que verifica se há irregularidades.
Dica 2: Leia o Código de Ética da Black Friday
Também criado pela Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico, o código de ética esclarece as regras que devem ser seguidas pelos estabelecimentos cadastrados. Estando informado, fica mais difícil ser passado para trás.
Dica 3: Saiba quais são os sites participantes
Pelo site da Black Friday, é possível consultar as lojas que participam da campanha oficial e que irão oferecer segurança para o consumidor. O site Consumidor do Governo Federal e a lista do Procon-SP auxiliam na pesquisa por sites e lojas seguras. O Reclame Aqui também é um bom local para descobrir mais sobre a empresa.
Dica 4: Faça sua lista de compras com antecedência
Essa dica é muito importante para você evitar gastos com coisas que não são prioridade. Concentre seus esforços em poucos itens, assim você terá mais assertividade nas suas compras.
Dica 5: Pesquise, pesquise e pesquise os preços
Escolhidos os produtos, faça quantas pesquisas forem necessárias (no mínimo em 3 locais diferentes!) para descobrir a loja virtual com o menor valor. Alguns sites ajudam nessa tarefa: Zoom, Buscapé, Busca Descontos, SaveMe e Black Friday de Verdade são exemplos. O ideal mesmo é fazer esse acompanhamento dos preços um tempo antes da Black Friday, para ter certeza de que os valores baixaram no dia da promoção.
Dica 6: Pré-cadastro nos sites que vão participar da Black Friday
Para fazer tudo com mais rapidez e garantir a compra daquela oferta maravilhosa, faça o pré-cadastro nos sites participantes do evento. Isso evita perda de tempo ou problemas com o grande fluxo de acessos no dia. No momento da compra você só vai precisar fazer o login e confirmar as informações de pagamento.
Dica 7: Prepare seu computador e sua internet
Na Black Friday, o fluxo e acesso aumenta consideravelmente, por isso é comum haver quedas na conexão com a loja. Uma boa velocidade de internet facilita. Outra dica é acessar a loja por dois navegadores, como o Firefox e o Chrome, pois às vezes a resposta do site é melhor em um deles.
Dica 8: Cuide da segurança dos seus dados
Lembre-se de deixar o antivírus atualizado e ativo, pois os ataques de malwares tendem a aumentar nessa época. Uma dica para verificar se o site é seguro é conferir se, no canto inferior da tela ou na barra de endereço, há um cadeado ou chave. Esse símbolo indica que o site é seguro (mas sempre vale conferir a reputação da loja em outros locais). De acordo com nova legislação, em vigor desde 2013, os e-commerces também devem informar em local visível o número de CNPJ, endereço físico e número de telefone.
Dica 9: Cuide do seu bolso
Procure sempre comprar à vista para não comprometer o orçamento dos próximos meses. Evite compras parceladas com juros no cartão de crédito. Cheque especial nem pensar.
Dica 10: Evite os cookies
Para evitar que os sites instalem cookies no seu computador e fiquem te enviando notificações infernais, navegue em modo anônimo. Isso também facilita a verificação de variações nos preços.
0 comments