Beauty

Dra. Fernanda Nichelle: Queda de cabelo

Escrito por  | 

Seus cabelos têm caído mais durante a pandemia? Muitas pessoas relatam esse problema. A Dra. Fernanda Nichelle, nossa médica da beleza, listou alguns fatores que levam à queda dos fios e também algumas opções de tratamento. Confira:

Queda de cabelo: quando devo começar a me preocupar?

Com a pandemia, vi aumentar no consultório as queixas devido à queda de cabelo. Perder fios é normal, faz parte do ciclo de crescimento do nosso cabelo. Estima-se que, diariamente, nós percamos aproximadamente 100 fios. Esse número pode oscilar de acordo com alguns fatores que interferem no ambiente e no organismo, mas é natural. 

Porém, se você percebe que seu cabelo tem caído demais, por mais de 60 dias, fique atenta. Nesse caso, o ideal é procurar um especialista para investigar o que pode estar causando o problema. Uma dica para identificar a queda de cabelo é lavar os fios todos os dias. Além de ajudar a manter o couro cabeludo saudável, esse hábito permite identificar a quantidade de fios que está caindo da cabeça. A higiene não estimula a queda, apenas remove os cabelos que já caíram.

Uma das principais causas da queda de cabelo, muito comum durante esse período de pandemia que estamos vivendo, é o estresse. Ele eleva um hormônio chamado cortisol, que induz a fase telógena dos fios, resultando na queda de cabelo. O estresse não está ligado somente ao nervosismo. Apenas o fato de estar fora da rotina já representa estresse para o organismo.

Claro que há outras causas, que precisam ser investigadas. Entre elas, podemos citar doenças metabólicas, distúrbios da tireóide, doenças hereditárias e a própria genética do organismo. A saúde do couro cabeludo e a quantidade de vitaminas no nosso corpo também interfere nessa questão. Por isso é importante a investigação médica, para identificar o problema e fazer o tratamento da forma adequada.

Os tratamentos variam de acordo com o problema que está causando a queda de cabelo. Pode ser necessário, por exemplo, uma suplementação de vitaminas, uma regulagem hormonal, ou mesmo um tratamento específico para uma doença que esteja atingindo o couro cabeludo. Além desses tratamentos, há procedimentos realizados no consultório médico que estimulam o crescimento capilar. Entre eles, podemos citar a Intradermoterapia com drug delivery, ou seja, a aplicação de ativos direto no couro cabeludo; e também o tratamento por LED, com fotoestimulação do folículo capilar.

 

Se você está sofrendo com a queda de cabelo, consulte um médico especialista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *