Beauty

Cuidados com os cabelos no inverno

Escrito por  | 
Engana-se quem acha que os cuidados com as madeixas são redobrados somente no verão. Quando as temperaturas estão mais baixas, o cabelo também sofre – e muito! O frio pode ser bastante nocivo e gerar desidratação do couro cabeludo.
A variação climática pode causa queda capilar intensa, além de deixar os fios opacos e sem vida. Para evitar que isso aconteça, existem algumas atitudes simples que podem minimizar os problemas, como lista abaixo Carla Nogueira, dermatologista da Mais Cabello, clínica referência em tratamentos capilares no Brasil.

Dicas para cuidar dos cabelos no inverno

1 – Não deixe de lavar o cabelo

“Basta esfriar para inventarmos desculpas para não lavar o cabelo. Fios sujos enfraquecem e caem. Manter a frequência na limpeza é fundamental em qualquer estação do ano. Para fios mais oleosos, a recomendação é que sejam lavados todos os dias. Para fios mais secos, o ideal é um intervalo de um dia”, explica a médica.

2 – Evite água muito quente

A gente sabe que banhos quentinhos são uma tentação nesta estação, mas a água em temperatura elevada aumenta a oleosidade do couro cabeludo. “Além disso, a agua quente abre as cutículas, o que provoca quebra e opacidade”, complementa Dra. Carla. Se não existe a opção de lavar com agua fria, converse com um dermatologista para indicação de alternativas que possam controlar a oleosidade e combater os efeitos ruins da água quente.

3 – Sim ao condicionador

“A função dele é selar as cutículas. O ideal é escolher o produto certo pro seu tipo de cabelo, ou de acordo com as recomendações médicas”, alerta a especialista.

4 – Hidratação de dentro para fora

Parece clichê, mas a água é fundamental para todas as áreas do nosso corpo, inclusive o cabelo. “Invista também na alimentação rica em vitamina A, Ferro e Zinco. São minerais essenciais na saúde dos fios”, ressalta.

5 – Seque bem

No frio a evaporação é menor e o couro cabeludo ficará encharcado por mais tempo. “Isso pode fragilizar os fios, deixá-los quebradiços e ainda favorece o surgimento de problemas como caspa, seborreia e até micoses”, explica a dermatologista. Não esqueça os finalizadores com proteção térmica quando o secador for utilizado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *