Viagens

Arboretum Lussich em Punta del Este

Escrito por  | 

Hoje venho falar sobre mais um lugar incrível em Punta del Este! É o Arboretum Lussich, uma área linda com muito espaço verde, trilhas e museus. Ótimo passeio para toda a família e para se reconectar com a natureza.

Um pouco da história do Arboretum

O Arboretum fica na Serra de la Ballena, no Departamento de Maldonado, a 15km de Punta del Este. Em 1896 as terras foram adquiridas por Antonio Lussich. Eram 1800 hectares que continham uma paisagem muito peculiar. Lussich começou um trabalho de florestamento. Foram adquiridas espécies de árvores de todas as regiões do mundo, além de várias espécies de pássaros.

Entre 1979 e 1990 parte da área passou para as mãos da Intendencia Municipal de Maldonado, que abriu para o público o local, hoje com 192 hectares. Segundo levantamentos feitos pela Facultad de Agronomía, o Arboretum conta com 400 espécies exóticas e 80 autóctones, entre árvores e arbustos. O parque é tido como uma das reservas florestais mais importantes, reconhecida a nível mundial.

Banco localizado na entrada da casa principal

O parque

A primeira parte de acesso ao parque inclui a casa, onde ficam localizados os museus. Ali, o visitante recebe um mapa com um pouco sobre a história do local, todas as espécies de plantas encontradas ali e também um guia para as trilhas.

O mirante mais próximo é o Glorieta, que fica a 425m da casa principal. A subida é um pouco cansativa, mas vale a pena.

Vista do Mirante Glorieta

O parque tem ainda outros pontos:

  • Fonte
  • Mirante a Isla Gorriti
  • Mirante Aconcagua
  • Mirante del Patriarca
***Fotos: site Punta del Este

É possível passar o dia conhecendo os detalhes do parque. É também um belo local para praticar exercícios.

Mas importante: antes de visitar o Arboretum não esqueça de colocar uma roupa confortável, tênis, protetor solar e repelente. Leve água também.

Museus

A área abriga dois Museus:

  • Museu do Arboretum Lussich – onde é possível conferir uma mostra sobre Antonio Lussich, autoditata que foi escritor, marinheiro e florestador. Além de alguns itens importantes sobre a vida de Lussich, mobiliário e objetos pessoais, é possível conferir também fotos que mostram a evolução do florestamento da área.

  • Museu do Azulejo Francês do Século XIX – acervo doado por Alejando Artucio Urioste, que começou sua pesquisa em 1965. O museu é formado apenas por peças que foram utilizadas na arquitetura do Rio da Prata e constituem uma amostra muito representativa da produção francesa do período.

Fonte: site Punta del Este e material disponibilizado no local

Arboretum Lussich

Endereço: Sierra de la Ballena, na Av. Antonio Lussich, a 15 km de Punta del Este
Telefone: (00598) 4257-8077
E-mail: arboretumlussich@maldonado.gub.uy
Entrada Livre

Horário de verão: 10h às 19h30 todos os dias
Horário de inverno: 8h às 17h todos os dias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *