Treino

Ashtanga Yoga: o método que eu pratico

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Quem me acompanha no Instagram já deve ter percebido que eu pratico Yoga e estou apaixonada pelo método. Como esse assunto gera muita curiosidade de vocês, conversei com minha professora de Yoga, Valentina Asmus, para reunirmos informações importantes sobre o assunto.

Primeiro, quero apresentar ela para vocês:

Valentina Asmus

Valentina começou sua trajetória com os movimentos do corpo muito cedo, praticando Ballet Clássico.

Gala Ballet 2011. Noite nos Trópicos. Foto: Eduardo Carneiro

“Comecei a prática de yoga em 2013, como uma busca de uma atividade que me desse mais respeito e liberdade em relação ao meu corpo”, conta. Ela fez sua primeira viagem à Índia em 2016, para estudar na origem da tradição do método que pratica, o Ashtanga Yoga.


“Desde então faço viagens anuais para estudar com Sharath Jois e, em 2019, recebi as bênçãos e autorização dele para ensinar a primeira e segunda série do Ashtanga”, orgulha-se.

O que mais encanta Valentina no Yoga, desde a primeira aula, é o poder que a respiração exerce sobre nosso corpo e nossa mente. E, a partir disso, a habilidade que podemos desenvolver de auto conhecimento, por meio da prática diária da respiração consciente, das posturas que deixam nosso corpo mais forte e saudável.

Veja abaixo, nas palavras de Valentina, as explicações sobre o método:

Ashtanga Yoga

O Ashtanga Yoga, método que a Valentina pratica e ensina, é uma prática dinâmica que usa como base o método de Vinyasa que é a combinação entre respiração e movimento. O método é ensinado de maneira individual. Cada aluno vai aprendendo a sequência de posturas (são 6 séries) de acordo com o seu corpo, suas limitações, respeitando seu próprio tempo de evolução. As posturas foram compiladas de maneira inteligente, onde cada postura nos prepara para a próxima e onde cada série de posturas tem seu benefício específico, beneficiando sistemas do corpo físico e sutil.

 

 

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My therapy ????‍♀️

Uma publicação compartilhada por Júlia Fleck da Rosa ♡ (@juliafleck) em

Entre os diversos benefícios da prática, em um primeiro momento temos o fortalecimento do nosso corpo físico. Quando começamos a prática, trabalhamos força e flexibilidade aliados ao aprendizado de respirar. Além de muitas posturas terapêuticas que atuam no sistema digestivo e cardiovascular. Num segunda momento, depois de uma prática regular por um período mais longo de tempo, temos benefícios mais sutis, como purificação do sistema nervoso e dos nossos canais energéticos, que chamamos de nadis.

Com a prática constante por um longo período de tempo também desenvolvemos uma mente mais tranquila e equânime, uma respiração mais consciente, uma auto observação dos nossos padrões físicos, mentais e emocionais. O que nos permite viver uma vida mais equilibrada.

 

Quem pode praticar o Ashtanga?

Qualquer pessoa pode praticar Ashtanga. Quando ensinado da maneira tradicional (estilo mysore) cada pessoa, homem ou mulher, velho ou jovem, magro ou com sobrepeso, vai desenvolver a prática de acordo com seu corpo e suas capacidades. Sem pressa, sem comparações e com muito respeito.

 

Mysore Yoga Porto Alegre

Em agosto de 2019 nasceu um projeto muito lindo, o Mysore Yoga Porto Alegre. Uma escola dedicada ao ensino tradicional desse método que me ajuda todo dia a ser uma pessoa melhor. Mais do que uma escola, eu e minha sócia Martina, procuramos fazer desse espaço um lugar de convivência, trocas e aprendizado de maneira segura com respeito e amor a todos os nossos alunos.

 

 

Como agendar aulas com a Valentina

Para marcar aulas com a Valentina, na escola ou fora, as pessoas podem chamar no perfil do Instagram @valentinaasmus ou no Instagram da escola @mysoreyogaportoalegre ou ainda por e-mail mysoreyogapoa@gmail.com

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