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Sete exercícios para praticar na praia

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O verão tem tudo a ver com exercícios ao ar livre. E se estivermos na praia, melhor ainda, né? Inclusive, há pesquisas que indicam que o exercício feito na areia queima duas vezes mais calorias do que o mesmo exercício efetuado numa superfície plana!

Para te ajudar nos cuidados com a saúde, seguem sete dicas de exercícios para fazer na praia:

 

1. Pular corda

Dependendo de como executado, pular corda pode queimar até 400 calorias em apenas 30 minutos. A prática também melhora a resistência cardiovascular, a coordenação motora e o movimento de pés e pernas, definindo a região.
Para praticar na praia, escolha uma superfície macia, como grama ou areia mais dura, a fim de preservar as articulações, que sofrem durante os saltos. Use o método intervalado para fazer o exercício: pule por 30 segundos em ritmo leve (com velocidade baixa), após 30 segundos moderados (aumentando um pouco o ritmo) e mais 30 segundos em máxima intensidade (girando em velocidade rápida). Depois disso, descanse e comece outra vez, até completar 10 minutos (iniciantes), 20 (intermediários) ou 30 (avançados). Durante o exercício, mantenha as costas endireitadas e o olhar direcionado para frente. A aterrissagem deve ser com a ponta dos pés, com joelhos levemente flexionados.

 

2. Agachamento

Escolha um local na praia em que o solo seja relativamente plano. Esse exercício consiste em descer e subir o corpo com as costas eretas e os joelhos semiflexionados, os músculos das coxas, pernas e glúteos como um todo são os mais trabalhos. Cada série é realizada por aproximadamente um minuto, com descanso de 30 segundos. Repita 4 vezes.  

 

3. Corrida

Ótimo para eliminar gordura e inchaço, a corrida também contribui para acelerar o metabolismo e tonificar a pele. Correr 30 minutos a 80% da frequência cardíaca máxima promove um gasto energético em torno de 600 calorias. Praticando esse exercício na areia fofa, o gasto energético é maior. Entretanto, se você não tem muita familiaridade, pratique o running na areia molhada pelo máximo de tempo que conseguir.

 

4. Exercícios coletivos

Além de ajudarem a queimar calorias, os exercícios coletivos, como vôlei, futevôlei ou frescobol, são super estimulantes e divertidos. Chame os amigos e proponha algumas partidas.

 

5. Pedalar

Andar de bicicleta estimula o sistema cardiorrespiratório e permite que você aproveite o visual da praia tranquilamente.

 

6. Elevação de quadril ou pélvica

Ótimo exercício para trabalhar a região do glúteo e melhorar a estabilização da coluna. Estenda a canga ou tapete em uma superfície relativamente plana da areia. Deite. Contraia a região abdominal e eleve os quadris, formando uma linha reta desde os joelhos até os ombros, descendo e subindo lentamente sem encostar o bumbum no chão. Faça os movimentos bem devagar.

 

7. Lunges na areia

Coloque-se de pé na areia, com a coluna perfeitamente direita, os braços dobrados ao lado do corpo e as mãos apoiadas na anca; avance um pé e, mantendo o joelho da frente alinhado com o tornozelo, baixe-se em direção ao chão até que o joelho traseiro roce a areia; depois faça força com o joelho da frente, levante o pé traseiro e passe-o à frente do outro, entrando diretamente na segunda lunge. Repita seis a doze vezes para cada lado.
Uma dica para intensificar o treino é fazê-lo com um peso em cada mão.

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Por fim, não esqueça de beber bastante água, usar roupas leves e passar protetor solar. De preferência, pratique esses exercícios fora do horário de pico do sol, entre 10h e 16h 😉 Boa prática!

 

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