Food & Co

Vinhos para o verão

Escrito por  | 

Vinho e verão tem tudo a ver! Quem acha que a bebida à base de uva só pode ser consumida em dias frios, perto da lareira e de preferência junto com um fondue, não sabe o que está perdendo! 😉

No geral, as pessoas iniciam no mundo do vinho pelos tintos, que combinam perfeitamente com o inverno e comidas mais suntuosas. Daí a dificuldade de pensarmos em vinhos para o verão.

Entretanto, nessa época é possível se encantar com os sabores de alguns vinhos brancos, roses e espumantes. Eles são mais leves, refrescantes e têm tudo a ver com a alegria e espontaneidade dessa estação do ano.

E olha só: vou mostrar que até tintos podem ser apreciados no calor!

Vinhos brancos

vinho-branco-dicas

Os brancos mais indicados provêm de castas como a Chardonnay, Sauvignon-Blanc, Riesling e Pinot Blanc. São vinhos com menor teor alcoólico, mais secos, jovens e leves.

Todos esses devem ser servidos a uma temperatura entre 8ºC e 10ºC. Menos que isso não é indicado, pois o paladar pode ficar anestesiado, prejudicando a degustação da bebida.

Sauvignon-Blanc vai muito bem com salada de carpaccio e peixes assados. Já o Chardonnay, mais encorpado, combina com petiscos leves, saladas com frutas e carnes brancas. O Riesling é uma das uvas que melhor evolui com o passar do tempo, indo super bem com carnes brancas em geral, risotos leves e queijos.

 

Espumantes

espumante

Os espumantes, que são os vinhos com gás carbônico, combinam incrivelmente bem com aperitivos à beira da praia. A leveza dessa bebida tem tudo a ver com a sua gaseificação! Indico o delicioso Terranova moscatel, da Miolo.

Espumantes devem ser servidos entre 7ºC a 12ºC. Os mais secos são verdadeiros curingas, pois combinam com a maior parte dos pratos salgados. Já os suaves, harmonizam com pratos doces, inclusive sobremesas.  

Rosés

tipos-de-vinhos-rose


Os rosés são elaborados com uvas tintas e são recomendados para aqueles que desejam um vinho com o sabor de um tinto. Combinam com a maioria dos pratos, mas vão especialmente bem com preparações de sabor intenso.

Devem ser servidos entre 12ºC a 14ºC

 

Tintos

vinho_tinto
Se você é fã de um tinto, não se preocupe, pois há opções maravilhosas para o verão. Os vinhos mais recomendados são aqueles mais jovens, mais frutados e com menor amadeiramento.

O ideal é sempre serví-lo numa temperatura entre 15º e 13º. Deixe uns 30 minutos na geladeira antes de tomar!

Vinhos tintos combinam com pratos suculentos, como as carnes vermelhas, e os queijos maturados. Indicações: Beaujulais (um dos tintos mais leves), Valpolicella (extremamente aromático), Bardolino e Pinot Noir.


Gostou das indicações? Não deixa de conferir o post que fiz com dicas de drinks que vão bombar no verão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *