Por aí

Dos Grandes Mongols aos Marajás: Jóias da coleção Al Thani

Escrito por  | 

Para quem gosta de jóias e vai dar um pulo em Paris nos próximos dias (nunca se sabe, né?), não dá para perder a exposição “Dos Grandes Mongols aos Marajás: Jóias da coleção Al Thani”. A mostra, que fica aberta para visitação até 5 de junho, exibe uma vasta coleção de jóias tradicionais da Índia, com mais de 400 anos. Após o encerramento, a exposição segue para Veneza.

 

Ornamento de turbante indiano de 1900.

Ornamento de turbante indiano de 1900.

joias_marajas2

 

 

Colar Hindu de 1936

Colar Hindu de 1936

'From the Great Mughals to the Maharajas: Jewels from the Al Thani Collection'


A exposição, que está disponível para visitação no Grand Palais, palco oficial dos desfiles da Chanel, chama a atenção pelo luxo e antiguidade das peças. São cerca de 270 itens da joalheria do subcontinente indiano, que vão desde o período do Império Mongol até a era moderna. As peças, repletas de diamantes, rubis, esmeraldas e pérolas, representam poder e proteção. Os governantes usavam as peças como ornamentos de roupas, turbantes, no formato de pingentes, presas à cintura, tornozelos e dedos. 

Dentre as peças, há, inclusive, itens da Cartier (joalheria francesa) na exposição, como um colar com quase 3 mil diamantes. A marca, assim como diversos joalheiros franceses no início do século XX, inspirou-se na cultura indiana e persa para desenvolver algumas de suas peças. Muito luxo, né?

Ornamento olho de tigre feito pela Cartier em 1937

Ornamento olho de tigre feito pela Cartier em 1937, para ser acoplado a um turbante. Feito com um diamante amarelo e camadas de pó de diamantes brancos.

Colar de ruby feito pela Cartier em 1937

Colar de ruby feito pela Cartier em 1937

Colar Cartier de 1928

Colar Cartier de 1928



Outro detalhe incrível dessa mostra é a sala de exibição em que está instalada. Os designers do VGC Studio foram responsável por evocar as cúpulas do Taj Mahal por meio de cortinas e elementos inspirados na decoração indiana.

vue-expo-1-880x586

vue-expo-3

'From the Great Mughals to the Maharajas: Jewels from the Al Thani Collection'

couronne

Peças que parecem feitas de mágica, não é  mesmo?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *