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Clínica Nutricionista Vanessa Leite: Como sentir mais saciedade?

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Saciedade é aquela sensação quando estamos satisfeitos e sem fome. Quando sentimos muita fome, podemos ter descontrole e compulsão, o que prejudica muito o emagrecimento. Para nos sentirmos satisfeitos precisamos explorar todos os sentindos, olhando, cheirando e mastigando um alimento. Dicas valiosas são: fazer as refeições prestando atenção no que está sendo ingerido, evitando televisão ou outras distrações; preparar um prato bonito e atraente; evitar “shakes” no jantar irá ajudar a explorar os sentidos no momento das refeições e aumentar a sensação de saciedade.

peixe

SACIEDADE IMEDIATA

Existem alimentos que nos dão apenas saciedade imediata, ou seja, comemos e em pouco tempo já estamos com fome de novo. Os alimentos que causam este tipo de saciedade são os carboidratos, principalmente os refinados (pão branco, arroz branco etc);

SACIEDADE PROLONGADA

Este tipo de saciedade é a melhor pra quem procura emagrecer, pois a sensação de estar satisfeito é mais duradoura. Os alimentos que causam essa saciedade prolongada são as proteínas magras (frango, carne, peixe, ovos, whey protein, iogurte etc). Se esse é o seu objetivo, uma dica é trocar uma fruta ao acordar por um iogurte,  que dará uma sensação de  saciedade por muito mais tempo.

MAS ESTOU MORRENDO DE FOME, O QUE FAZER?

A melhor opção nos momentos em que estamos com muita fome é pegar um alimento que dê saciedade imediata junto com um alimento que dê saciedade prolongada. Exemplo: arroz integral com frango;  ou um iogurte com granola;  ou uma fatia de pão integral com cottage.

Luiza Mello Leite é graduanda em Nutrição pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; consultora de revistas e jornais através da Clínica Nutricionista Vanessa Leite, tais como: Men´s Health, Astral, Pampa Meio-Dia; colaboradora junto com Vanessa Leite no site www.vanessaleite.com.br.

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