Saúde

No frio sentimos mais fome?

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No frio sentimos mais fome. Verdade ou mito?

Verdade. Como as temperaturas estão mais baixas no inverno, o nosso organismo precisa trabalhar mais para manter a temperatura corporal, entre 36 e 37 graus. Isso faz com que nosso metabolismo aumente um pouco a necessidade por alimentos (em torno de 5 %), o que não é muito, equivale de 100 a 200 kcal a mais por dia (representa 1 iogurte light ou 1 fruta e/ou 2-4 castanhas-do-pará). Logo podemos ingerir somente essa pequena quantidade de calorias a mais nos dias frios, para não alterar o peso.

Tomar sopa no inverno, principalmente no jantar, é uma boa opção para emagrecer pois o prato ajuda a controlar a temperatura corporal e a diminuir a sensação de fome.

Veja aqui uma receita de sopa de cenoura com gengibre

É interessante ressaltar que nem todas as sopas são saudáveis e contém poucas calorias. Para fazer você eliminar gordura corporal, no entanto, a sopa deve ser completa (combinar proteína magra e carboidrato complexo), sem deixar de ser leve. Com esses nutrientes a sopa será muito nutritiva, rica em fibras, vitaminas e sais minerais, substituindo frutas e saladas que são boas fontes dos mesmos nutrientes, porém pouco consumidas no inverno. Esqueça os acompanhamentos como pão, queijo, torrada refinada e outros itens que pesam na balança. Evite também aquelas com creme de leite, bacon ou engrossadas com farinha.

Dica final: adicione pimenta na sua sopa, ela tem o potencial de ativar o metabolismo. A combinação perfeita que sacia e emagrece é um prato de sopa de legumes combinado com uma proteína: dois ovos ou um peito de frango.

Por Luiza Mello Leite – Clínica Nutricionista Vanessa Leite

Post original publicado em 2014

 

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