Maria Paula Coltro

Maria Paula Coltro: Cuidados para manter um sorriso lindo

Escrito por  | 

Mais uma coluna da Dra Maria Paula Coltro, nossa expert em odontologia estética! O assunto de hoje é: cuidados que devemos ter para manter um sorriso lindo.

Nossa colunista respondeu a algumas perguntas sobre como manter os dentes sempre perfeitos. Veja:

 

Cuidados para manter um sorriso lindo

Quais cuidados diários devemos ter para manter um sorriso lindo?

Um sorriso bonito depende de uma saúde bucal adequada. É preciso seguir uma rotina de cuidados necessários para manutenção de um sorriso bonito e saudável. Indico aos meus pacientes escovar os dentes sempre após as refeições, pelo menos 3 vezes ao dia, para que haja a desagregação da placa bacteriana, evitando doenças como cáries dentárias e problemas periodontais.

O uso diário do fio dental também é de suma importância para a perfeita higienização dentária, principalmente à noite antes de dormir, onde há uma diminuição do fluxo salivar, favorecendo que a placa bacteriana se organize e cause doenças. Tudo isso sem esquecer da escovação da língua, onde temos uma grande concentração de bactérias que podem causar mau-hálito.   

Quando há escurecimento dos dentes, com manchas não removidas por meio dos cuidados com higiene, o clareamento dentário é bem indicado.

Dentes de porcelana (lentes de contato, facetas e coroas dentárias) devem seguir os mesmos cuidados que dentes naturais, pois também podem apresentar doenças dentárias se não estiverem bem monitorados.

 

Como escolher a escova de dentes ideal?

O mais importante para uma escovação adequada é a frequência do hábito, não a força. Para uma correta higienização é necessário conseguir acessar todas as faces dos dentes, portanto escovas macias com cabeça pequena são a melhor opção.    

 

Há algum hábito ou alimento/bebida que deve ser evitado?

Hábitos prejudiciais, como tabagismo, devem ser combatidos. No caso do cigarro, além de escurecer os dentes, também há o risco do câncer de boca. Bruxismo e dentes desalinhados também podem causar danos às estruturas dentárias e devem ser evitados/controlados por meio do uso de aparelhos dentários específicos. 

Alimentos e bebidas com alto índice de açúcar podem favorecer às cáries. A ingestão de café, vinho tinto, chimarrão pode causar escurecimento nos dentes.

 

Com que frequência devemos consultar o dentista?

Costumo indicar aos meus pacientes que compareçam para manutenções pela menos a cada seis meses. Cada caso pode ser individualizado, pois cada paciente possui uma condição bucal específica, de acordo com a sua alimentação e seus hábitos. Há pessoas que produzem maior quantidade de cálculo dental em menos tempo, decorrente de situações individuais sistêmicas; esses pacientes podem diminuir este tempo de acompanhamento de acordo com a necessidade. Por isto, faça o monitoramento com o profissional de sua confiança de acordo com suas necessidades.

 

Que procedimentos devem ser feitos periodicamente no dentista.

A manutenção periodontal, com cuidados com a saúde bucal, deve ser realizada periodicamente, assim como ótimo exame clínico de toda a cavidade oral. Exames complementares como radiografias odontológicas devem ser indicados de acordo com cada caso.

 

Gostaram das dicas?
Contem sobre suas experiências nos comentários!

Grande beijo,

 

Ficou interessado no assunto? Marque uma consulta com a Dra. Maria Paula Coltro.

ONDE ENCONTRAR A MARIA PAULA COLTRO:

Trend 24
Rua 24 de outubro 1440 sala 1406
(51) 3276-1177
Site

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *