Saúde

5 dicas para desintoxicar o organismo

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Muitas vezes, por conta de diversos fatores (correria, viagens, preguiça etc) acabamos passando dos limites e ingerindo alimentos com os quais não estamos habituados e que não fazem tão bem assim para o nosso corpo, como fast foods, ultra processados, alimentos com excesso de gordura e sal, bebidas alcoólicas em excesso e por aí vai.

Nosso corpo, que não é bobo nem nada, dá o seu recado: cansaço, peso extra, resistência baixa, pele opaca, intestino preso, inchaço e vários outros sintomas que evidenciam que o organismo está precisando de uma forcinha. E é para isso que serve uma dieta desintoxicante, para ajudar o nosso corpo a eliminar as toxinas que não fazem bem para ele, seja através da transpiração, da respiração, das fezes e da urina.

Abaixo, seguem algumas dicas de nutricionistas para te ajudar a desintoxicar. E tem bônus de receita de chá desintoxicante no final 😉

 

1. Tome suco de limão (sem açúcar!) todos os dias


A fruta é indispensável para o bom funcionamento do organismo. Todos os dias, quando se levantar e antes de comer ou beber qualquer coisa, ferva água com suco de limão e beba. As frutas cítricas, no geral, como kiwi, laranja e acerola são ótimas porque estimulam o fígado a liberar as toxinas.

2. Evite industrializados

Até os mais simples, como molhos lights para temperar saladas, devem ser eliminados da dieta. Industrializados são cheios de sódio e outros produtos com efeitos maléficos para o organismo a longo prazo. Prefira sempre o que é natural e lembre-se da frase: “Não coma nada que sua avó não consideraria comida”.

3. Evite o sal e o açúcar

Esses são dois vilões que nos fazem reter líquido, gordura e envelhecem nossa pele. Se você é fã de um doce e não consegue ficar sem, busque substituí-lo por frutas, sucos naturais e preparações doces que não levem açúcar.  

4. Beba muita água

Use e abuse da água, pois ela é fundamental para o bom funcionamento do organismo e auxilia na sensação de saciedade. Muitas vezes, achamos que é fome, mas na verdade é nosso corpo pedindo água! Aqui valem também chás e sucos naturais, além de alimentos ricos em água, como melancia, pepino, alface e melão.

5. Saboreie sua comida

De nada adianta você comer os alimentos certos se não estiver prestando atenção ao que coloca na boca na hora das refeições. Faça desse momento uma hora de calma e apreciação: coma devagar, mastigando bem e sentindo todos os sabores e aromas. Isso é fundamental para que o corpo produza a sensação de saciedade e você não saia querendo repetir o prato mesmo já estando satisfeito. Prestar atenção ao seu corpo é tudo.


Receita de chá de hibisco

É ótimo para reduzir a retenção de líquido e potencializar a queima de gordura

Como fazer:
Coloque 1 col. (chá) de hibisco em 1 xíc. (chá) de água quente e abafe por cinco minutos. Depois, coe e consuma em jejum no café da manhã.


(Fontes: Boa Forma e nutricionista Renata de Abreu)

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