#VeraoAQualquerHora

Treino de rédeas

Escrito por  | 

Hoje eu vim contar um pouco sobre rédeas, um esporte que eu pratico há 6 anos e que eu amo de paixão! Meu parceiro é o Chex Little Pine, um Quarto de Milha encantador.

 

IMG_58001

 

A Rédeas é uma modalidade de Hipismo Western em que o cavalo recebe adestramento básico. De todas as modalidades do hipismo, é a mais técnica, já que na Rédeas o cavaleiro precisa dominar os movimentos do animal, que deve apresentar pouca resistência enquanto é guiado.

 

Rédeas ainda não é muito popular no Brasil, mas já existe há muitos anos. O esporte nasceu nos ranchos norte-americanos, durante o período da colonização americana. Os colonizadores, que viriam a ser os futuros cowboys, precisavam de um cavalo bem adestrado, já que o animal era essencial para transporte, cultivo do solo e lida do gado.

 

Com o tempo, essas práticas cotidianas foram se aperfeiçoando, assim como a criação e treinamento dos cavalos. A partir daí surgiram várias modalidades de Hipismo Western, entre elas a Rédeas.

 

A associação americana, NRHA – National Reining Horse Association, foi fundada em 1966. No Brasil, as primeiras provas de Rédeas foram realizadas pela ABQM – Associação Brasileira de Criadores do Cavalo Quarto de Milha. Em 1989 foi fundada a ANCR – Associação Nacional do Cavalo de Rédeas, com o objetivo de promover e fomentar o cavalo de Rédeas no Brasil.

Rédeas é uma modalidade que pode ser feita por qualquer raça. No Brasil, as mais comuns em provas são Quarto de Milha, Crioulo, Appaloosa e PaintHorse.

 

Uma curiosidade: Os cavalos Quarto de Milha receberam esse nome porque eram muito velozes para distâncias curtas, como a corrida de um quarto de milha.

 

FullSizeRender (2)

 

Os principais benefícios que eu percebo no meu corpo com a prática do esporte são as pernas torneadas e a postura mais correta. É uma atividade que mexe com todo o corpo.

 

Além de fazer bem para o corpo, praticar rédeas me ajuda muito a manter a mente tranquila. Uma das coisas de que eu mais gosto é a relação com o animal. Rédeas exige muita conexão.

Fiz um vídeo meu e do Chex Little Pine fazendo uma das manobras. Olha que bacana:

 

 

Eu pratico rédeas na Cabanha do 38.

Para quem tiver interesse, esses são os contatos:

 

Recomendo muito!

 

Contatos:

contato@cabanhado38.com.br

Fones: (51) 32125412

 

Fonte das infos: http://www.ancr.org.br/

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *