Raio X

Raio X: Karina Steiger

Escrito por  | 

O Raio X dessa semana é com a competente consultora de marcas, estilista e publicitária Karina Steiger.

WhatsApp Image 2017-08-01 at 18.59.20
A “K”, como assina seus e-mails e mensagens, realiza um trabalho minucioso para cada cliente, sugerindo ações e estratégias diferenciadas de branding que auxiliam no reposicionamento e na construção das marcas. “O que diferencia uma marca da outra são os valores individuais de cada uma e a confiabilidade que ela transmite. Isto não depende do porte, mas sim de como é feita a comunicação de seus valores, produtos e serviços”, explica ela.

A ligação de Karina com a moda é forte: ela foi proprietária de marca própria de vestidos de festa e noivas, com um atelier localizado no Moinhos de Ventos.

WhatsApp Image 2017-08-01 at 18.36.18

Curiosa e inquieta, certo dia ela resolveu mudar o rumo profissional e partiu para Nova York. Por lá, fez trabalhos importantes: produziu editoriais de moda para as revistas Hamptons Magazine, Boston Commom Magazine e Los Angeles Confidential Magazine. Neste período, também estudou Retail Buying na Parsons New School for Design. 

Produção de moda editorial em Boston

Produção de moda de editorial em Boston

Uma experiência marcante foi ter sido gerente operacional da marca Carlos Miele, no meatpacking district, bairro de Nova York. No retorno ao Brasil, Karina fez parte da equipe da Chanel, em São Paulo.

Com Carlos Miele

Com o ex-chefe, Carlos Miele

Hoje, morando em Porto Alegre com o marido Pedro, ela diz ter encontrado a fórmula perfeita para ser feliz dentro do seu segmento. “Gosto de gente, de me comunicar, divulgar o que acredito e, acima de tudo, amo vender, seja um produto, um sonho…O importante é fazer o que se gosta”, reflete Karina. Ela ama a troca de experiência que o trabalho proporciona: “Como não conseguimos motivar ninguém, costumo tentar sempre despertar algo que já exista na pessoa. Quando trabalho para uma marca, dou importância para esse processo de descoberta”.

O perfil inovador e motivador foi o que levou Karina a fazer parte do projeto Atelier 1+5, do diretor de criação Duddu Vanonni. Desenvolvido pelo Núcleo de Moda e Comportamento da agência e21, o “Atelier 1+5: 1 estilista + 5 consultores” é um programa que será exibido no canal Fashion TV. Uma equipe multidisciplinar, da qual Karina faz parte, orienta novos estilistas em todas as etapas do processo de construção de uma marca de moda, do branding até o lançamento da coleção. Segundo ela, é gratificante poder suprir a carência que existe no mercado de divulgação e promoção de novos talentos no universo da moda.

 

WhatsApp Image 2017-08-01 at 18.46.16

WhatsApp Image 2017-08-01 at 18.46.17

 

A inspiração para se manter sempre renovada em sua área Karina tira de suas experiências e viagens. Para ela, uma inspiração é Walt Disney, criador da marca que faz a alegria de crianças e adultos. “Ele fundou sua empresa numa garagem com 500 dólares emprestados e nunca desistiu de seus sonhos, mesmo tendo falido 3 vezes anteriormente”, conta.  

Feitas as apresentações, hora de conhecer um pouquinho mais dos gostos e manias de Karina Steiger!


Signo. Acredita em horóscopo?

Sou virginiana, mas muitas amigas dizem que sou falsa “virgo” hehehe Mas é bem relativo: para umas coisas penso como virginiana e, para outras, meu ascendente em capricórnio grita!

Cidade em que moraria e por quê:

Já morei em alguns lugares que amei, mas ainda não vivenciei uma experiência que, se tivesse oportunidade, não pensaria duas vezes. Eu e meu marido gostamos muito da possibilidade de ter o cenário do Rio De Janeiro nas nossas vidas.

Tu tens uma relação toda especial com NY, né? Quais são teus lugares preferidos por lá? Tem algum lugar pouco conhecido, mas que seja marcante para ti?

Nova york é meu lugar no mundo. Muitas coisas vividas, melhores verões, melhores recordações, amizades eternas, escolhidas e abençoadas. Onde me sinto em casa, choro de emoção já na chegada no JFK, coração começa a sair pela boca na entrada da ponte indo pra cidade, com aquela vista exuberante de boas vindas! Nova York não escolhe quem vai receber, está sempre de braços abertos, vibrante, cheia de novidades, democrática, como já dizia Frank Sinatra: The City That Never Sleep! É a cidade que me abraçou e me fez feliz.

Sobre o cantinho que amo ir: sem dúvida, no verão, sem pitstop, rumo a Montauk, especialmente The Surf Lodge, pedacinho do paraíso.

Monttt

Montauk, summer time, o lugar favorito de Karina

 

O que carrega sempre na bolsa:

Um item que não sai da minha bolsa é a agenda. Uso, rabisco, faço check-list… Detalhe importante: só eu entendo minhas anotações.

 

Uma fraqueza fashion e como ela surgiu:

Desde pequena, sempre gostei de vestidos de festa. Lembro de quando ia viajar, bem menina, e dava um jeito de passar na Ross Dress For Less, para umas comprinhas. Meu olho sempre ia para as roupas de festa, às vezes nem sabia onde ia usar e quando, mas adquiria a peça, vibrando e imaginando a próxima festa. Com tecidos é a mesma coisa. Tenho caixas e caixas de tecidos dos mais variados, desde algodão, veludo, sedas, lisos e estampados. Sempre comprei, nem todos eu transformei em peça, mas sabia que quando precisava de algo especial, eles estavam lá.

Puxei da minha vó Lia o gosto pelos vestidos, que desde sempre me acompanhava nas costureiras para fazer meus looks para os 15 anos, Catálogo de Brotos, Glamour Girl, passando depois para a formatura até meu vestido de casamento e niver de 40 anos.

WhatsApp Image 2017-08-01 at 18.50.55

Mãe e avó de Karina

Mãe e avó de Karina

 

Peça xodó do guarda-roupa:

Não poderia ser diferente. Meu xodó é um vestido de festa. Trabalho com a estilista Ju Cardoso que, assim como eu, ama alta moda. Ela fez para mim um vestido dos sonhos. Ele é meu xodó. Encontro no DNA da Ju tudo o que amo na alta costura e com ela sinto segurança na confecção do vestido impecável.

 

Meu xodó: vestido de festa Ju Cardoso, feito exclusivo e pensado em cada detalhe

O xodó: vestido de festa Ju Cardoso, feito exclusivamente e pensado nos mínimos detalhes

 

Um livro que recomendas:

Livro de cabeceira, que me acompanha aonde vou: O Evangelho Segundo Espiritismo, de Allan Kardec.

 

Uma peça coringa para se ter no armário em qualquer época do ano:

Adoro apostar no couro: atemporal e apropriado para qualquer época do ano. A marca que uso, Studio S. A, tem no DNA tudo de que gosto: couro de alta qualidade, acabamento e modelagem perfeita. Uma peça coringa: camisa de couro dourada.

Três produtos de beleza que tem usado ultimamente:

Uso diário: protetor solar manipulado;
Make dia: totalmente clean. Base da MAC, rimel Lancome, pó autobronzeador terracota da Guerlain;
Make noite: amo usar sombras da MAC (chumbo é minha favorita). Quando quero dar ênfase na boca, uso sempre batom com cor. Vinho e vermelho são meus favoritos.

Qual seu programa preferido para fazer em Porto Alegre:

Sempre prefiro estar com os amigos em casa, acho mais aconchegante, divertido e sem hora para ir embora. Se tiver um violão para acompanhar um bom vinho, fica perfeito.


O que gosta de fazer para relaxar?

Como durante a semana estou sempre correndo, nos finais de semana e feriados sempre dou prioridade para uma meditação, leitura de um livro, orações. É um momento meu de estar comigo mesma, conectada no mundo espiritual.

 

Uma mania

Tenho uma adoração por festa temática desde pequenininha. Isso puxei da minha mãe Heloísa, somos muito parecidas. Meu aniversário de 40 anos foi um baile blacktie de máscaras com o tema “fantasma da ópera”, totalmente NY style.

Festa indiana nos 35 anos

Festa indiana nos 35 anos

Foto no aniversário de 40 anos: baile máscaras e blacktie

Foto no aniversário de 40 anos: baile máscaras e blacktie

 

Um sonho:

Voltar a produzir o “Histórias Verdadeiras”, projeto que, em 2013, eu e meu marido, o ator Pedro Corbetta, idealizamos. Projeto sensível, que reúne convidados para contarem suas histórias (turning point) em 12 minutos. Início, meio e fim, aqui e agora, sem anotações, cortes ou ensaios, ao vivo. Projeto que possibilita às pessoas trocarem experiências, compartilhando a mais pura vida.

Trouxe esse formato, que é quase um streaptease da alma, de NY. É uma belíssima forma de resgatar o poder de uma narrativa, do olho no olho. Dessa simples “terapia em grupo espontânea” eu participei nos EUA, logo que cheguei lá. Foi um grande desafio falar em outra língua para um público de mais de 200 pessoas, mas garanto que foi libertador. Todas essas experiências são minhas fontes de inspiração, a minha bagagem que falei anteriormente. Quem não tem uma história para contar?

WhatsApp Image 2017-08-01 at 18.54.23

Uma saudade:

Tenho saudade do Dado Bier da Nilo! (risos)
Tempo bom aquele. Íamos na noite de Natal, noite esperada o ano todo. Ganhei um carro no Dado, fui eleita “a bela da praia”. Foi divertido, lembro que envolvi toda a família e amigos para votarem em mim durante os 15 dias de concurso. O pessoal se mudou pro Dado, foi lindo ver o envolvimento dos amigos. Prometi carona para muita gente hehehe

Saudade: Dado bier da Nilo, quando Karina ganhou um carro no concurso "Bela da praia"

Saudade: Dado bier da Nilo, quando Karina ganhou um carro no concurso “Bela da praia”

 

Uma viagem inesquecível:

Todas as viagens são, de certa forma, inesquecíveis. Umas mais, outras menos, mas sempre aprendemos com elas. Uma que me marcou muito foi quando voltei para NY, mas para uma temporada de 4 meses com meu marido. Foi totalmente diferente. Claro, a gente pode ir 100 vezes para lá que será diferente. Mas, dessa vez, tive a oportunidade de, com o Pedro, mostrar o que eu tinha vivido lá anos atrás. Teve um sabor especial. Épocas diferentes da vida e, dessa vez, com meu companheiro. Foi mágico, estávamos lá a trabalho, mas nos divertimos muito, vivemos intensamente esses meses, com muita história para contar.

 

Com o marido Pedro em NY

Com o marido Pedro em NY

 

Um projeto futuro que pode revelar para a gente:

Tô montando um home office, vontade antiga e que agora está se tornando realidade. Muito usado fora do Brasil, esse formato me atrai, pois alia produtividade e redução de custos. Acredito que os benefício, no meu caso, serão bem maiores do que os desafios existentes. Tenho bastante disciplina, então montar meu escritório doméstico, visualizado autonomia, seria muito gratificante.

9 Comments

  1. Pedro Corbetta

    3 de agosto de 2017 at 13:42

    Parabéns Júlia Fleck pela Matéria e fotos. Muito bom!

    Parabéns Karina! ❤

  2. Paty Kotlinski

    3 de agosto de 2017 at 14:01

    Amei conhecer um pouco mais da história dessa profissional super talentosa que tanto admiro ❤

  3. Júlia Fleck

    3 de agosto de 2017 at 15:36

    Obrigada pelo recado, Paty! <3

  4. Heloisa Helena De Lorenzi Steiger

    3 de agosto de 2017 at 18:02

    Excelente matéria ! Duas profissionais de gabarito. Amei a reportagem.

  5. César Campos

    3 de agosto de 2017 at 20:41

    Nossa pra mim a melhor matéria até agora, coisa boa termos a certeza que a pessoa que admiramos e tudo aquilo é muito mais culturalmente com disciplina e competência! Parabéns pela matéria!

  6. Bayard

    4 de agosto de 2017 at 10:27

    Parabéns Júlia,e obrigado.
    Deixaste um pai muito orgulhoso.bj

  7. Malu Venuto

    4 de agosto de 2017 at 13:16

    Que linda essa sempre menina. Sinto saudades do Histórias Verdadeiras! Parabéns pela belíssima matéria.

  8. Carolina Cardeal

    4 de agosto de 2017 at 18:42

    Fantástica K… Mulher super poderosa e com uma história de vida linda! Parabéns pelo seu amor ao que faz!!! Muito mais sucesso!!! Super beijo

  9. Karina steiger

    10 de agosto de 2017 at 10:33

    Muito obrigada pelo carinho que tenho recebido! Estou muito feliz de ter tido a oportunidade de contar um pouquinho da minha história , em um blog tão bacana . Obrigada Júlia querida pelo convite. Bjo, K

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *