Fernanda Nichelle

Raio X Fernanda Nichelle

Escrito por  | 

Hey, amores!

Hoje é dia de Raio X! Essa semana vamos revelar alguns detalhes da Drª Fernanda Nichelle, colunista aqui do blog.

IMG_3226

A Fernanda é formada em medicina com pós-graduação em dermatologia estética avançada pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais. Ela foi pupila do consagrado cirurgião plástico Ivo Pitanguy.

Atualmente, Fernanda comanda, junto com o cirurgião plástico Carlos Eduardo Tagliari, a  MAC – Medicine & Aesthetic Clinic, uma clínica multidisciplinar voltada para a beleza e o bem estar. O trabalho dos dois é impecável! Em setembro de 2016, a Clínica completou 1 ano de atuação com uma super festa repleta de convidados famosos, como Adriane Galisteu e de Narcisa Tamborindeguy. Publicamos no blog uma matéria sobre o evento!

clínica mac

Bora conhecer um pouco mais da linda e competente Fernanda Nichelle?


De onde surgiu teu interesse pela área da estética médica?

Desde criança sempre gostei de tudo que fosse ligado à Beleza. Adorava, inclusive, os Concursos de Beleza. Com 12 anos, fui Rainha do colégio e, desde então, comecei a participar de vários concursos, entre eles o Garota Verão e o Miss Rio Grande do Sul, que na época da minha adolescência eram o sonho de grande parte das gaúchas. Isto era um hobbie para mim. Já a Medicina tornou-se uma paixão profissional. Sempre gostei de ajudar as pessoas, e gosto de grandes desafios. Hoje vejo que esses são requisitos básicos para um bom médico. Não me vejo atuando em outra área. Conheço a minha capacidade e as minhas limitações. Busco superá-las todos os dias, em todos os momentos, com cada pacientes, e creio que isso me faz crescer constantemente.

IMG_7813


O que é beleza para você?

Como profissional de beleza, sei que é fundamental defini-la, mas também sei que isto não é fácil. Artistas, escritores e filósofos debatem essa questão há séculos, e como médica atuante nesta área sou frequentemente “cobrada” sobre esta definição, então vamos lá… Antes de qualquer pretensão sobre o assunto, é importante sabermos diferenciar entre “bonito” e “belo”. Há pessoas belas, que não são bonitas, e há pessoas bonitas, que não consideramos belas.

Na minha opinião, o bonito se refere somente a questões estéticas exteriores, como harmonia de proporções e do conjunto, ou ao que é agradável ao olhar. Já a beleza envolve algo mais profundo, além disso.

No livro “Retrato do Artista quando Jovem”, o escritor irlandês James Joyce trata extensamente das questões da arte e da beleza. Me chamou a atenção que em um dos diálogos, é dito que é preciso ter três coisas para a beleza: inteireza, harmonia e irradiação.

Inteireza significa que aquilo que é belo é completo em si, independentemente do que estiver a sua volta. Para isso é preciso que tenha conteúdo. A harmonia também é necessária. Quando se cria uma imagem bela, como na imagem pessoal, é essencial trabalhar dentro dos princípios de harmonia e estética. É preciso saber como criar uma composição harmoniosa, como usar a proporção áurea para obter uma imagem esteticamente agradável, como usar a cor harmoniosamente e como trabalhar com a luz e a sombra. As qualidades de uma pessoa se manifestam naturalmente no rosto harmoniosamente, enquanto suas fraquezas desequilibram o conjunto. Por isso, também é preciso saber ressaltar os pontos fortes e diminuir os pontos fracos.

E a terceira coisa: a irradiação. Isso significa que a imagem irradia a sua essência, seu conteúdo. Faz isso sem artifícios e com transparência. Uma pessoa não consegue ser bela tentando ser algo que não é. É possível criar numa pessoa uma imagem de força, por exemplo. Mas, se a pessoa não for forte, essa imagem será opaca, sem transparência, e não será convincente, por não ter conteúdo. Será somente uma máscara, talvez bonita, mas não bela.

Quais teus rituais diários de beleza?

Sou extremamente exigente comigo mesma e bastante vaidosa. No entanto, não sou “escrava” de tratamentos estéticos e dietas restritivas. Como “de tudo”, de tudo mesmo! Mas compenso tudo. Não abro mão de exercícios físicos regulares orientados pela minha Personal Trainer Roberta Trindade (“A carrasca”, como brinco com ela). Bebo muito chá, para variar a ingestão de líquidos diária, necessária ao organismo. Uso luvas com proteção UV para dirigir. Faço uso de antioxidantes tópicos e orais (formulações que eu mesma desenvolvi). Durante o dia sou adepta à maquiagem com filtro solar e a noite alterno três tipos de ácidos na face. Uma vez por mês injeto vitaminas e fatores de crescimento no couro cabeludo para manter a saúde e beleza dos cabelos. Sigo um protocolo corporal que desenvolvi na Clínica MAC e que me auxilia na manutenção da minha cintura e do glúteo. Reservo, no mínimo, duas horas da minha semana e me entrego às fisioterapeutas da clínica. Elas me ajudam a cuidar do meu corpo. Tudo é uma questão de equilíbrio e tudo se complementa.

IMG_1411

 

Três peças curingas que tu tens no armário e sempre te salvam naqueles dias de dúvidas:

1) Calça preta de Python da Juliana Sanmartin;

2) Vestido em couro do Tannerie

3) Vestidos da Skazi

O que desperta teu lado consumista?

Jóias. Penso que são eternas. E cada peça tem a sua história.
IMG_7408


Três produtos de beleza que tem usado ultimamente:

Sou uma “tester” constante de produtos de beleza. Em função da minha profissão ganho muita coisa para testar. E de fato, o faço. Não prescrevo nada aos meus pacientes que eu não tenha testado antes. Acho importante isso. Saber falar do sensorial do produto, do cheiro dele, além, é claro, da sua eficácia.

Esta semana estou testando o autobronzeador da Farmácia Vida Nova Manipulação e as cápsulas de Goji Berry do Sidney Oliveira/Ultrafarma (ele é meu paciente e me enviou de presente para que eu usasse). E também estou testando o H.A. Intensifier da SkinCeuticals, que ainda não está disponível para venda no Brasil.

Um hábito de vida de que não abre mão:

Estar com os amigos. Sou uma workaholic assumida, mas não abro mão de ver meus amigos e de estar disponível sempre que eles precisam de mim. Muitas vezes falta tempo no relógio, mas uma mensagem, nem que seja pelo WhatsApp, faço questão de enviar. É importante que saibam que eu lembro e sinto falta deles e que estarei sempre por perto.

clínica mac_2

instagram @drafernandanichelle

 

Em que lugar do mundo tu morarias e por quê?

Em Porto Alegre, tchê! E simplesmente porque eu amo minha terra. Sei que estamos enfrentando uma fase muito difícil enquanto brasileiros, mas, mesmo assim não sinto vontade de “fugir” daqui. Não me vejo morando em outro país, nem em outra cidade. Sou uma bairrista assumida. Sou apaixonada pela nossa cultura e pelo nosso povo e, acima de tudo, acredito que vamos vencer todos estes problemas que estamos enfrentando. Acredito na nossa força. E tenho esperanças que saberemos dar a volta por cima.

Qual teu signo? Acredita em horóscopo?

Virgem. Não tenho muito conhecimento sobre horóscopos, talvez por isso não tenha uma crença neles. Mas acho interessante algumas curiosidades que ouço falar.

Uma mania:

Organização. Sou extremamente exigente com organização e limpeza. As pessoas que trabalham (e convivem) comigo sabem disso.

Qual seu programa preferido em Porto Alegre?

Passear pelas ruas do Moinhos de Vento e frequentar os seus charmosos cafés e bares.

Restaurante favorito em Porto Alegre e prato que recomenda de lá:

Koh pee pee. Adoro o Camarão com pasta de pimenta e tamarindo e, para acompanhar, sugiro a caipirinha Koh Pee Pee com açúcar de palmeira.

O que mais gosta de fazer no verão?

Exercícios ao ar livre e me proteger do sol (risos).
Sem título

O que faz para relaxar em momentos de estresse?

Gosto de ficar sozinha e me concentrar. Sempre encontro uma saída, monto um plano B. Serve como uma meditação para mim.

Um sonho:

Tornar-me referência na minha área. Acordo todos os dias com esta idéia. Busco excelência em tudo o que faço. Quero que meu paciente fique satisfeito sempre. Quero vê-lo feliz. Isso me mostra que estou no caminho certo.

Uma saudade:

Dos meus avós maternos. Ambos já faleceram, mas foram muito importantes na minha formação e me passaram valores que levarei comigo para sempre e mais do que isso, os repassarei aos meus filhos.

Próximos planos profissionais

SEGREDO!!! Masss…. Em breve será revelado!

clínica mac_3

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *