Por aí

Agenda em Porto Alegre

Escrito por  | 

Hello, amorecos!

Primeira semana de dezembro começando. Selecionei aqui alguns dos eventos que vão movimentar a capital gaúcha esta semana. Confira:

Agenda da semana em Porto Alegre

12ª edição da Mostra Cinema e Diretos Humanos

A 12ª Edição da Mostra Cinema e Direitos Humanos chega a Porto Alegre e Viamão no dia 04 de dezembro, com sessões gratuitas no Sesc Viamão e Cinemateca Capitólio Petrobras, além de exibições itinerantes mediante agendamento.  Este é o quinto ano consecutivo que o evento conta com produção local da Primeira Fila Produções.

Em 2018, a Declaração Universal dos Direitos Humanos completa 70 anos de existência e é o tema do festival. A mostra será realizada nos meses de novembro e dezembro nas 26 capitais do país e no Distrito Federal e a programação é totalmente gratuita.  Ao todo, serão exibidos 40 filmes, divididos em 4 mostras: Temática, Panorama, Mostrinha, dedicada ao público infanto-juvenil, e Homenagem, que celebra a carreira do ator e diretor Milton Gonçalves. A mostra é uma iniciativa do Ministério dos Direitos Humanos (MDH), com realização do Instituto Cultura em Movimento (ICEM).

Os filmes abordam as diversas temáticas dos Direitos Humanos, como memória e verdade, questões de gênero, população negra, população indígena, população LGBT, imigrantes, direito das pessoas com deficiência, direito da criança, direito dos idosos, direito da mulher, direito à saúde, direito à educação, diversidade religiosa e meio ambiente.  Para permitir a acessibilidade, todas as sessões contam com closed caption, e em sessões selecionadas haverá áudio descrição e Libras. Os espaços onde ocorrem as exibições também possuem estrutura acessível para receber os diferentes públicos, além de contar com a programação em Braille para consulta.

A Declaração Universal dos Direitos Humanos surgiu em 1948 como um grito de liberdade e o clamor por respeito, contra o fascismo e as milhões de mortes da 2ª Guerra Mundial. Segundo a Diretora de Promoção e Educação em Direitos Humanos do MDH, Juciara Rodrigues, a Mostra promove ações públicas que transcendem governos, por isso já está em sua 12ª edição. “Trata-se de uma revolução silenciosa e maravilhosa. Vai até as pessoas para mostrar a elas a importância de ser cidadão e do respeito ao próximo. Chega até elas levando educação amorosa e libertária, para que possam refletir qual o nosso papel no mundo. É uma forma de lutar e resistir a qualquer tipo de opressão, de objeção em relação ao exercício da nossa cidadania e direitos.”, diz Juciara.

Com mais de 70 filmes no cinema, o ator e diretor Milton Gonçalves, homenageado na Mostra, é um dos mais prolíficos artistas do país. Presente nas telas e palcos desde a década de 50,  participou da história da televisão, do teatro e do cinema brasileiros. Sua versatilidade dramática e seu talento venceram as barreiras que normalmente são impostas aos artistas negros no país. “Sua atuação no cenário político e sua militância pelos Direitos Humanos e contra o racismo o tornam um desses artistas cuja trajetória precisa ser registrada e cuja história deve ser contada para os jovens. Milton Gonçalves soube como poucos manter um rigor artístico e, ao mesmo tempo, uma atuação e coerência política”, diz a diretora do ICEM Luciana Boal. “Com a proximidade de seus 85 anos de vida, em 2018, é fundamental conhecer o homem, marido, pai, político, ator e diretor Milton Gonçalves”, completa.

Para instituições, grupos e escolas que tenham interesse em receber a itinerância da Mostra ou participar das sessões programadas, os agendamentos devem ser feitos pelo e-mail contato@primeirafilaproducoes.com.br ou através do telefone 51 982980541 até 30 de novembro. O evento ocorre nos dias 04, 05, 06, 07, 11, 13 e 14 de dezembro. Mais informações, acesse:facebook.com/mostradecinemaedireitoshumanosnomundors

 

Pano Pop lança coleção de peças com imagens de Porto Alegre

Na próxima terça-feira, 04 de dezembro, das 17h às 20h, a Pano Pop lança mais uma coleção com peças com imagens de Porto Alegre, clicadas pelo sócio da marca, Chico Lisboa. São 60 peças entre vestidos e blusas, camisetas masculinas, além de peças de decoração, entre quadros, placas, caixas e calendário.

A ideia da coleção com imagens da cidade surgiu em 2014, durante a Copa do Mundo, como uma opção de presente para os visitantes. Desde então, a empresa produz coleções-cápsula de vestuário. A novidade neste lançamento são os objetos de decoração com impressões das fotos, que estarão expostas para visitação e venda. São telas de locais como Bom Fim, Centro Histórico, Orla do Guaíba e os parques.

“Esse projeto veio com o objetivo de mostrarmos um ponto de vista que muitas vezes passa batido por quem vive aqui, e deixa de ver beleza onde vive. Temos cartões postais lindos em Porto Alegre e essa é uma maneira de redescobrir a cidade”, revelam os proprietários da marca com sede no Bom Fim.

Toda a linha de produção ocorre localmente, desde o desenvolvimento das imagens e curadoria de Chico e Simone Martins, também sócia, passando por modelagem, corte e finalização das peças. “Gostamos de ressaltar que tudo é feito aqui, ou no nosso escritório ou em fornecedores próximos, da ideia ao produto final”, contam.

“Valorizamos a questão da peça única, já que temos uma produção praticamente on demand. Cada imagem vai apenas para uma peça de cada modelo, o que mantem a exclusividade e originalidade”.

A Pano Pop funciona de segunda sábado, das 10h às 19h, na Rua Fernandes Vieira, 656. Para mais informações, acesse: facebook.com/redepanopop | @panopop

Sobre a marca

A Pano Pop foi fundada em 2013 por Simone Martins e Chico Lisboa, desenvolvendo peças com estampas exclusivas em vestuário feminino, masculino e infantil além de peças de decoração. A loja conta com acessórios e calçados, sempre valorizando produtores locais e regionais. Sua sede na Rua Fernandes Vieira também conta com o Studio Leo Zamper Bom Fim, duas marcas unidas em um único espaço a serviço da beleza, moda e lifestyle no bairro mais descolado da cidade.

Pano Pop lança coleção de peças com imagens de Porto Alegre
Quando: 04 de dezembro, terça-feira, das 17h às 20h
Onde: Rua Fernandes Vieira, 656

Oficina de Geleias Artesanais – Mermeleia em Porto Alegre

Mauro Concha e Thiago Carmo são sócios proprietários e também produtores da marca de geleias artesanais, MERMELEIA.

Há quatro anos eles produzem geleias que fogem do convencional.
Através de combinações inusitadas, desmistificam a ideia da geléia consumida apenas com torradas e levam essa alquimia para harmonizações surpreendentes: Cebola Roxa com Cabernet Sauvignon, Alho Negro, Pimentão Vermelho, Cambuci e Mamão com Formiga Saúva são algumas de suas inúmeras descobertas.

Dos anos de pesquisa, encontraram nas oficinas um lugar de encontro e troca de informações.
A partir de uma receita base, o oficineiro tem um pontapé inicial para elaboração de seus próprios sabores e desenvolvimento de sua marca.

Durante as 3 horas de oficina, todas as dúvidas são discutidas, um chef local harmoniza as duas geleias preparadas com pratos típicos do estado visitado e o estímulo ao empreendedorismo se torna protagonista deste encontro.

Oficina de Geleias Artesanais – Mermeleia em Porto Alegre
Quando: 05 de dezembro, quarta-feira, às 19h
Onde: Loja Camicado do Shopping Iguatemi, na Rua João Wallig nº 1800, no bairro Passo d’Areia, em Porto Alegre/RS
O valor do investimento é de R$ 180,00 (cento e oitenta reais). As inscrições podem ser feitas pelo Whatsapp (11) 96793 8325 ou pelo e-mail thiago@mermeleia.com.br.

 

Inauguração da Mega Store Cacau Show

A Cacau Show inaugura sua primeira Mega Store no Barra Shopping Sul. Recepção à imprensa acontece às 18 horas do dia 05 dezembro de 2018, com a presença da diretoria nacional da empresa e proprietários da unidade Barra.

 

 

Mistura Fina – Música para Fugir do Trânsito

A cantora Rê Adegas é a convidada especial para fechar, com chave de ouro, a primeira temporada do projeto Mistura Fina – Música para Fugir do Trânsito, que ao longo de oito meses, apresentou 40 atrações musicais, locais e nacionais, no palco do Foyer Nobre do Theatro São Pedro. O show é no dia 06 de dezembro, às 18h30min, no Foyer Nobre do Theatro São Pedro. A iniciativa tem financiamento do Governo do Estado do RS, através da Secretaria da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, via Lei de Incentivo/Pró-Cultura RS, realização da Associação Amigos do Theatro São Pedro e patrocínio da Sulgás.  A entrada é franca.

Rê Adegas, que recentemente participou do reality show, The Voice Brasil, fará um show especial, em formato voz e piano, mostrando suas raízes na bossa nova e apresentando, também, muito do seu novo repertório, com muito samba. Participação de Luiz Mauro Filho (piano).

Rê Adegas, encerrando a programação anual do projeto Mistura Fina – Música para Fugir do Trânsito
Quando: 06 de dezembro, quinta-feira, às 18h30min
Onde: Foyer Nobre do Theatro São Pedro | Praça Mal. Deodoro, s/n – Centro Histórico, Porto Alegre/RS
Quanto: Entrada franca
Duração: 60 minutos | Recomendação etária: Livre

Laura Bartelle lança sua primeira obra em Porto Alegre

Uma jovem de 24 anos decide largar o emprego e a carreira no mercado financeiro para percorrer sozinha 800km rumo a Santiago de Compostela em busca de respostas e alívio para suas inquietações. Esta é a história de Laura Bartelle, jovem autora gaúcha, que reside no Rio de Janeiro há oito anos, e escolheu Porto Alegre para lançar sua primeira obra: “Hoje, no Caminho”.

Escrito em forma de diário, a obra vai além de relatos sobre como é o percurso e propõe ao leitor diversas reflexões através de questionamentos e insights que a própria autora se faz durante o Caminho. O trajeto, que foi percorrido por cerca de 30 dias com 25km e cinco horas de caminhada em cada um deles, é repleto de histórias e experiências que resultam num profundo processo de autoconhecimento e superação.

“O Caminho é diferente pra cada um porque ocorre dentro da gente. Mas, olhando ao redor, é todo mundo tão um só, buscando respostas, encontros, alívio, amor…”, relata Laura numa das passagens da obra que tem prefácio de Paula Quintão, escritora, doutora em sustentabilidade e criadora da Escola de Rumos, e está sendo lançado pelo selo Talentos da Literatura Brasileira, da Editora Novo Século.

SOBRE A AUTORA

Formada em Administração com ênfase em Marketing pela ESPM, Laura Bartelle trabalhou durante sete anos na área financeira. Em 2012 decidiu percorrer o Caminho de Santiago de Compostela, experiência que mudou definitivamente o rumo da sua vida. Depois dele, outros itinerários reveladores surgiram: Monte Roraima, Vale do Pati, Acampamento Base Everest e a atual profissão no Método do Movimento Perfeito. Para Laura, escrever sempre foi uma necessidade preenchida com diários, blogs e crônicas. Saiba mais em www.laurabartelle.com.br

Laura Bartelle lança sua primeira obra em Porto Alegre
Quando: 06 de dezembro, quinta-feira, às 19h
Onde: Intercity Cidade Baixa

 

Show da Pata de Elefante na Aliança Francesa de Porto Alegre

Na sexta, 07 de dezembro, a Aliança Francesa de Porto Alegre recebe a banda Pata de Elefante para celebrar o encerramento das atividades em 2018. O show é aberto ao público em geral e acontece na sede da rua Dr. Timóteo 752, às 21h. A entrada é franca.

A Pata de Elefante é composta por Gabriel Guedes e Daniel Mossmann fazendo as guitarras e baixos, como de costume, e contando sempre com um baterista convidado pra assumir as baquetas, depois da saída de Gustavo Telles, em 2017. Apostando em melodias, riffs impactantes e grooves envolventes, a Pata de Elefante levou seu rock instrumental para um público acostumado a ouvir música com vocal. Tornou-se referência entre as bandas instrumentais brasileiras que surgiram na primeira década do século 21.

Em 16 anos, a Pata de Elefante lançou quatro discos, tocou em diversos lugares do Brasil, ganhou prêmios como VMB 2009 (MTV) – Melhor Banda Instrumental – e Açorianos em 2005 e 2011 – Revelação e Melhor Disco Instrumental, respectivamente –, participou de projetos e editais, teve músicas incluídas em trilhas sonoras de filmes e conquistou público e crítica com a força de sua música.

O show da Pata de Elefante é realizado pela Aliança Francesa de Porto Alegre e pelo Ministério da Cultura (MinC) por meio da Lei de Incentivo à Cultura (Rouanet), com patrocínio da Timac Agro.

PATA DE ELEFANTE NA ALIANÇA FRANCESA
Quando: 07 de dezembro, sexta-feira, às 21h
Onde: AFPOA Moinhos – R. Dr; Timóteo, 752
ENTRADA FRANCA

Vinho na Praça

Vineria 1976 realiza a terceira edição do Vinho na Praça, evento ao ar livre que visa democratizar o consumo da bebida aproximando o grande público das vinícolas e valorizando o produtor nacional. O primeiro evento de rua em Porto Alegre dedicado ao vinho e espumante – hoje, já parte do calendário anual da cidade – terá edição especial e comemorativa aos 3 anos do Vineria 1976.

A terceira edição do evento acontece no dia oito de dezembro, das 15 às 21 horas trazendo gastronomia, vinhos e espumantes brasileiros, música e muita descontração para a Praça Maurício Cardoso, em Porto Alegre.

Nesta edição serão 15 vinícolas oferecendo opções de espumantes, vinhos brancos, rosés e tintos. Entre as vinícolas confirmadas estão Adolfo Lona, Weber, Ametié, Valmarino, Don Giovanni, Campos de Cima, Guatambu, Bodega Sossego, Forestier e Routhier & Darricarrère e Peruzzo – vinícolas de diferentes regiões do Estado, reforçando a diversidade e qualidade da produção nacional.

Os vinhos e espumantes serão oferecidos em taças de 200ml em 4 bares, ao custo de R$20 cada dose. A taça de acrílico híbrida que serve ambas bebidas adiciona R$5 ao valor da primeira dose. Quem preferir devolver a taça ao final do evento terá o valor da taça revertido como doação para o Curso Técnico de Gastronomia do Pão dos Pobres, em Porto Alegre.

Terão ainda 2 opções de drinks assinados pelo Vineria 1976, em que as estrelas principais são o vinho e o espumante: Pink Royal com espumante, gin, suco de limão e cranberry e o Dolce Amaro que leva vinho rosé, aperol e xarope de cranberry. Serão ainda oferecidos suco de uva e água.

Para acompanhar a oferta de vinhos, o food truck by Vineria 1976 leva a gastronomia do wine bar para a praça com petiscos do recém lançado menu de verão da casa. Entre as sugestões, sanduíche de barriga de porco e opção versão veggie; queijo coalho; cesta de coxinha de frango e a torta de chocolate meio amargo como sugestão de sobremesa. Os petiscos salgados saem por R$20 cada e a sobremesa por R$15.

Devido ao sucesso das edições passadas, a estrutura do evento duplicou para essa edição: “teremos mais bares e atendentes circulando pela praça para auxiliar na venda dos tickets, tudo pensado para otimizar o serviço e dar aos visitantes mais tempo para aproveitar, evitando filas” afirma Priscilla Ortiz, proprietária do Vineria 1976, organizador do evento.

A oferta de vinhos também é maior e a expectativa é que sejam consumidos 750 litros de vinhos e espumantes brasileiros no dia. Além do consumo no local, uma lojinha estará vendendo vinhos e espumantes em garrafa para quem quiser levar pra casa seus favoritos.

O evento busca promover um momento de convívio para toda a família, por isso, o Vinho na Praça conta com espaço kids e atividades recreativas para os pequenos, além de ser pet friendly, estimulando que as pessoas possam ir até o local com seus animais de estimação.

Para animar ainda mais o sábado, a trilha sonora fica a cargo da banda Os Madrugas com repertório do pop rock nacional e internacional e da DJ Titi.

O evento conta com o apoio do Ibravin e do governo do Estado do Rio Grande do Sul. Em caso de chuva, o evento será transferido.

 

3º Vinho na Praça
Quando: 08 de dezembro*,sábado, das 15h às 21h
Onde: Praça Dr. Maurício Cardoso – Moinhos de Vento
Entrada Franca
*em caso de chuva, o evento será transferido.
Formas de pagamento: Dinheiro, Cartões Débito e Crédito (Banri, Master, Visa, Elo)

 

Natal NUVE ESPM

 

O Belezura, salão de beleza colaborativo especializado em atender instituições que cuidam de idosos, inaugura, em 8 de dezembro, sua nova sede no Lar dos Idosos Gustavo Lordlund, instituição criada na década de 40 por um missionário sueco e que atende cerca de 70 pessoas em situação de vulnerabilidade social e econômica. A iniciativa faz parte da ação de Natal 2018 – Contadores de Histórias do NUVE, Núcleo de Ações e Projetos Sociais da ESPM-Porto Alegre, escola referência em Marketing, Publicidade, Criatividade e Inovação. O salão, cuja primeira sede foi lançada em 2017 no Lar Dom Guanella, também com apoio do NUVE, segue o conceito de escuta afetiva, em que o voluntário prestador de serviço estimula o cliente a contar sua história como forma de pagamento.

Seguindo esse objetivo de proporcionar experiências que ajudem a elevar a autoestima dos idosos — além de valorizar a economia local –, este ano, o projeto vai reformar um espaço subutilizado no Lar de Idosos Gustavo Lordlund. A Diosa, empresa prestadora de serviços de reforma e construção, cujo quadro de funcionários é 100% formado por mulheres, fornecerá a mão de obra necessária. Além do salão de beleza, o projeto contempla um livro com histórias dos moradores do Lar. Alunos do curso de jornalismo passaram uma tarde com os idosos, que compartilharam suas experiências de vida. Os relatos serão transformados em um livro de histórias, lançado simultaneamente à inauguração do salão. A instituição receberá 500 cópias.

Para arrecadar fundos para a execução do projeto, a ESPM-Porto Alegre realizou um Bazar de Natal com o apoio de alunos e professores, em parceria com o Brick de Desapegos, feira de moda sustentável, que incentiva o consumo consciente. A escola também desenvolveu uma campanha de doação de presentes para os idosos e de itens necessário para equipar o salão de beleza como esmaltes, maquiagens, tinturas para cabelo e secadores. E empresas como Mirage, Ferragem Nunes, Colormix, YouHair, Mari Kalil, Movelaria, marcenaria Hasse, produtora EYXO e Moda Casa têm contribuído com doações de materiais.

A inauguração do salão Belezura e o lançamento do livro acontecerão no evento Grande Noite de Natal, no dia 8 de dezembro. Voluntários cuidarão dos idosos no salão, preparando-os para a sessão de autógrafos dos livros. O valor arrecadado com a venda dos mesmos será revertido para a manutenção do Lar Gustavo Lordlund.

Para a coordenadora do NUVE ESPM, Liliane Basso, o projeto conecta pessoas, valoriza a economia local e desenvolve presentes com valor emocional. “Por trás de cada indivíduo, existe um desejo, uma lembrança e uma trajetória”, diz. “Queremos que a doação traga significado e que o presente seja reflexo de um desejo expresso em momentos de atenção e respeito construídos de forma colaborativa. “

Natal NUVE ESPM
Quando: 08 de dezembro, domingo, às 18 horas
Onde: Lar Gustavo Nordlund – Rua 19 de Fevereiro 426 – Bairro Rubem Berta – Porto Alegre

Um ano de Sette

O Sette Pastabar está completando 1 ano de vida e para celebrar fará um evento comemorativo ao ar livre, no pátio do restaurante. Intitulado “Um ano de Sette”, o aniversário da casa italiana terá muitas sugestões de comidinhas de rua, com foco especial para a Porchetta e o Cannoli. Para completar a festa, vinhos, espumantes, drinks, chopp artesanal e o som do DJ JP da NEUE prometem transformar a tarde de domingo em uma celebração moderna e descontraída da comida de rua italiana!

O evento a céu aberto acontece no dia 09 de dezembro, das 17h às 23h com entrada franca. O Sanduíche de Porchetta com pão de fermentação natural, molho salsa verde e rúcula selvagem é uma das pedidas por R$25. Tem também opção de sanduba vegetariano com pesto, rúcula selvagem, mozzarella de búfala e tomate italiano (R$25). A batata rústica com azeite trufado (R$20) é outra boa sugestão para o dia.

Entre as opções de bebida, o Spritz do bar do Sette, um campeão de venda nesse primeiro ano de operação aparece em três sugestões de drink: o Spritz Bergamoncello e o de Limoncello saem por R$25 cada.

Vinhos e espumante em taça da vinícola Zanella e chopp Abadessa completam as sugestões de bebidas do bar, além de refrigerante e água. Em caso de chuva, o evento será transferido para outra data.

Um ano de Sette
Quando: 09 de dezembro, domingo, das 17h às 23h
Onde: Sette Pasta Bar – Rua Auxiliadora, 248 – Bairro Auxiliadora, Porto Alegre

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *