Eventos

Agenda da semana em Porto Alegre

Escrito por  | 

Confira alguns dos eventos que vão agitar Porto Alegre na próxima semana:

Agenda da semana em Porto Alegre

Clarice Lispector é tema de encontro literário no Instituto Ling

Na segunda-feira, dia 9 de setembro, às 19h30, o Instituto Ling realiza mais um encontro do Clube de Leitura, projeto que promove bate-papos sobre grandes nomes da literatura. Nesta edição, a professora Kathrin Rosenfield fala sobre o livro A Cidade Sitiada, de Clarice Lispector, reconhecida pela crítica literária local e estrangeira como uma das maiores escritoras do século passado. Os ingressos para a atividade estão à venda no site www.institutoling.org.br e na bilheteria do centro cultural com preços de R$ 40 (inteiro) e R$ 20 (meia-entrada). A leitura prévia da obra é recomendada, mas não obrigatória, já que o intuito da atividade é debater sobre o autora e as nuances da sua narrativa em um encontro descontraído.

Escritora e jornalista, Clarice Lispector (1925-1977) nasceu na Ucrânia e foi naturalizada brasileira. A autora mudou os rumos da narrativa moderna com uma escrita singular, passando por diversos gêneros, do conto ao romance, da crônica à dramaturgia, da entrevista à correspondência e, também, pelas páginas femininas. Segundo Clarice, A Cidade Sitiada foi seu livro mais difícil de escrever. Narrado em terceira pessoa, o romance tem doze capítulos compostos por frases curtas que acompanham os passos da protagonista pelas ruas da cidade suburbana de São Geraldo e pela vida. Simplória e desprovida de consciência, a protagonista Lucrécia é apenas o que vê. Ela está sitiada porque não vive, apenas observa a vida. Para a escritora, a história de Lucrécia representa a inútil luta “de alcançar a realidade” através da “visão total das coisas”.

Kathrin Rosenfield é professora titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, atuando principalmente nos departamentos de Filosofia e de Letras. Possui graduação em Letras pela Université Sorbonne Nouvelle – Paris 3 (1981), mestrado em Antropologia histórica pela École des Hautes Études en Sciences Sociales (1981) e doutorado em Ciência da literatura pela Universidade de Salzburg (1984). Ela é pós-doutora pela Ecole Normale Supérieure (1999) e PhD em Literatura Comparada pela University of Massachussetts Amherst (2013). Coordena o grupo de pesquisa do CNPq Literatura e Filosofia.

A programação do Clube de Leitura é composta por encontros mensais dedicados à leitura e à discussão de romances referenciais na literatura mundial. Nos últimos meses, o Instituto Ling trouxe Antonio Barros para falar sobre o livro 2666, e Ricardo Barberena apresentando o livro Histórias Extraordinárias, de Edgar Allan Poe. A atividade é uma realização do Instituto Ling Ministério da Cidadania / Governo Federal, com patrocínio da Crown Embalagens.

Clube de Leitura – A Cidade Sitiada, de Clarice Lispector
Com Kathrin Rosenfield
Quando: 9 de setembro, segunda-feira, às 19h30
Onde: Instituto Ling (Rua João Caetano, 440 – Três Figueiras – Porto Alegre/RS)

Classificação etária: Livre
Duração: 2 horas

Ingressos
R$ 40,00 inteiro
R$ 20,00 meia-entrada (50% desconto para estudantes, pessoas com deficiência e idosos)

Terceira edição do MFO Talks 

Na terça-feira, 10 de setembro, às 19h, o Art&Bar recebe o terceiro MFO Talks, evento promovido pelo Mondadori, Farias e Oronoz Advogados. A atividade tem como objetivo reunir convidados que dividam com o público suas experiências de empreendedorismo e sua trajetória. Nesta edição, participam Gui Camejo, Flávio Stefens e Marcus Vinícius Tonin.

Criado em 2018, o MFO Talks reflete os interesses dos sócios do escritório no tema, já que parte do grupo possui negócios paralelos à advocacia e possui envolvimentos com startups. “Criamos um evento para pessoas como nós, que possuam interesse na área do empreendedorismo e que gostariam de compartilhar suas dúvidas, anseios e também acertos”, revelam. “Nós, da MFO Advogados, acreditamos que quebrar paradigmas é essencial ao fortalecimento do empreendedorismo. A iniciativa MFO Talks representa nosso posicionamento no sentido de contribuir para a sociedade, fomentando oportunidades para o futuro com ações construídas no agora”, declaram.

Já participaram do evento Gabriela Ferreria, Gildo Sibemberg, Márcus Bernardes, Rafael Prola, Tiago Schmitz e Tobias Chanan. O ingresso para o evento é um quilo de alimento não-perecível ou um agasalho, que serão doados ao Residencial Terapêutico Coração de Maria. O Art&Bar fica na Rua Silva Jardim, 92.

Terceira edição do MFO Talks
Quando: 10 de setembro, terça-feira, às 19h
Onde: Art&Bar – R. Silva Jardim, 92 – Auxiliadora

Brava Gastrobar promove segunda edição do evento Harmonizando: Vinhos e Charcutaria Artesanal”

Na próxima terça-feira, 10 de setembro, às 19h30, o Brava Gastrobar promove a segunda edição do evento “Harmonizando: Vinhos e Charcutaria Artesanal”, que será comandado pela jornalista e sommelière Juliana Palma com produtos da Smoked&Co e rótulos da carta de vinhos do Brava.

O encontro proporcionará uma experiência de harmonização entre produtos diferenciados de charcutaria, produzidos artesanalmente pela Smoked&Co, como salmão defumado, prosciutto de pato, pastrami de língua, mortadela com pistache e filezinho com erva-mate e os rótulos Casa Marques Pereira Chardonnay, Espumante Marco Luigi Brut, Ventisqueiro Pinot Noir, Punto Final Rosé e Ferraton Cotes du Rhone Samorens.

Juliana Palma é jornalista especializada em marketing e enogastronomia, formada Sommelière Profissional pela ABS-RS. Os ingressos custam R$ 120,00 e devem ser adquiridos pelo Sympla – https://bit.ly/2jXBpQq

Harmonizando: Vinhos e Charcutaria Artesanal
Quando: 10 de setembro, terça-feira, 19h30
Onde: Brava Gastrobar – R. 24 de outubro n°1454
Ingressos: R$ 120,00 – https://bit.ly/2jXBpQq
Sommelière Juliana Palma
Produtos Smoked&Co: Salmão defumado / Prosciutto de pato / Pastrami de língua / Mortadela com pistache / Filezinho com erva-mate
Rótulos: Vinho Casa Marques Pereira Chardonnay / Espumante Marco Luigi Brut/ Vinho Ventisqueiro Pinot Noir / Vinho Punto Final Rosé / Vinho Ferraton Cotes du Rhone Samorens

 

As Jabuticabas – 2a edição

A segunda edição do evento As Jabuticabas que expõe moda, arte, design e muito estilo, acontece dia 11 de setembro no British Club.
Dessa vez, os organizadores preparam uma programação especial que inclui o lançamento do workshop Etiqueta com Graça: pílulas de conteúdo sobre etiqueta para todas as ocasiões com as experts: Fabiola Lopes e Lu Maisonnave; o estilista Pedro Toigo falará sobre o uso de Couros Exóticos no dia a dia e em viagens e a apresentação da Camerata Accord encerra o evento.
A entrada é gratuita e parte da renda é revertida às obras do Educandário São João Batista que nesse mês completa 80 anos trabalhando com crianças e jovens deficientes.

As Jabuticabas – 2a edição
Quando: 11 de setembro, quarta-feira, das 11 às 20h
Onde: British Club – R. Furriel Luiz A. Vargas, 400

 

Projeto Concha traz Lívia Nery para edição de setembro

A edição de setembro do Projeto Concha 2019 recebe a cantora e compositora baiana Lívia Nery, com show no sábado, 14 de setembro, no Agulha.

O show integra a programação do projeto que este ano conta com o patrocínio do Natura Musical e promove, além de apresentações de cantoras e compositoras brasileiras, uma residência artística de quinze artistas, que ocorre de abril a dezembro.

Lívia apresenta o disco de estreia Estranha Melodia, recém lançado pela Máquina de Louco, selo próprio do BaianaSystem e produzido pela própria cantora em parceria com Curumim, nome artístico de Luciano Nakata Albuquerque. O álbum reúne em suas 13 faixas uma mistura experimental entre canções que viajam de Salvador a São Paulo, gravado no Red Bull Studios.

O Projeto Concha foi selecionado pelo Natura Musical por meio do edital 2018 com com Financiamento da Lei de Incentivo à Cultura – Pró-Cultura RS – Secretaria de Estado da Cultura – Governo do Estado do Rio Grande do Sul. “Coletivos como o Projeto Concha ampliam a voz de movimentos que buscam maior representatividade dentro e fora do mercado musical”, afirma Fernanda Paiva, gerente de Marketing Institucional da Natura. “De uma forma geral, os coletivos promovem impacto cultural, social e econômico que multiplica o alcance de um patrocínio. A gente investe no coletivo e toda uma rede de pessoas conectada a ele também são impactadas de forma positiva”, completa.

A abertura fica por conta das DJs  Silvia Pont e Loba Boss. Os ingressos custam entre R$ 15,00 e R$ 60,00 e podem ser adquiridos pelo sympla – http://bit.ly/conchadesetembro ou no local, no dia do show, mediante disponibilidade.

Projeto Concha apresenta Lívia Nery
Quando: Sábado, 14 de setembro de 2019
Onde: Agulha – Rua Conselheiro Camargo, 300
Horários: O bar abre às 19h e a apresentação começa pontualmente às 21h
Ingressos (à venda  no sympla – http://bit.ly/conchadesetembro)

 

Workshow apresenta o modelo Disney de gestão em Porto Alegre

O que empreendedores dos mais diversos setores podem aprender com a Disney, maior empresa de entretenimento no mundo? O empresário e consultor de novos negócios William Weber conta os segredos da multinacional no Workshow “10 passos mágicos para o sucesso”, nos dias 14 e 15 de setembro, no Novotel.

Fundador de mais de 15 empresas, o administrador gaúcho estudou o modelo no Disney Institute, nos Estados Unidos, e idealizou uma imersão de dois dias pensada para os empreendedores brasileiros, com exemplos das técnicas americanas aplicadas em empresas nacionais. Mais de 500 empreendedores já participaram do workshow, baseado no conceito de learning experience. Unindo o conteúdo ao entretenimento, a imersão traz um show de cores, som, efeitos visuais e técnicas de programação neurolinguística.

Um dos focos da palestra é a arte de encantar os clientes, atributo imprescindível para os empreendedores, segundo Weber. “As pessoas não compram mais produtos ou serviços. Elas compram a experiência que lhes é proporcionada. Em um mundo onde competir por preço está cada vez mais difícil, encantar o cliente e fazer com que ele se apaixone pela tua empresa é a única saída viável”, diz. Temas como brand experience, gestão de equipes, inovação, gestão financeira, marketing e planejamento estratégico completam o leque de temas do Workshow.

Segundo Weber, as técnicas da Disney podem ser aplicadas por empresas de qualquer porte e até por profissionais liberais. “O grande segredo da Disney é um monte de pequenas ações; e elas têm um custo muito baixo, se não zero, de serem aplicadas”, explica. A imersão foi pensada para que o empreendedor construa, como resultado, um plano de ação para ser aplicado direto na empresa.

Workshow “10 passos mágicos para o sucesso”
Quando: 14 e 15 de setembro, das 9h às 18h
Onde: Novotel – Três Figueiras (Av. Soledade, 575, Porto Alegre – RS)
Inscrições: acreditavaidarcerto.com.br/workshow2019

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *