Eventos

Agenda da semana

Escrito por  | 

Confira a agenda desta semana. Os próximos dias serão repletos de eventos incríveis!

Agenda da semana em Porto Alegre

Wine Weekend apresenta sua programação em evento exclusivo na Vineria 1976

Uma experiência completa para os amantes do vinho. Esse é o mote do Wine Weekend, que acontecerá em Gravataí de 14 a 16 de junho e tem como patrocinador master a Trend – Incorporações para Investidores. Antes, no dia 20 de maio, a partir das 19h30, um kick off meeting na Vineria 1976 (Praça Dr. Maurício Cardoso, 49), apoiadora do projeto, apresentará sua programação e conceito para convidados. Um welcome drink abrirá a noite que apresentará as atrações do evento principal, enquanto experiências exclusivas e marcantes serão oferecidas aos participantes.

Idealizados por Rafael Severo, Rene Ormazabal Moura e Priscila Silva Esteves,o evento tem como objetivo proporcionar uma experiência agradável, prazerosa e divertida para os participantes através de oficinas que fogem do convencional a respeito do vinho. Segundo Severo, o foco está na combinação de elementos sensoriais para maximizar a vivência com a bebida. “Isso vai desde oficinas e jogos relacionados ao tema, a refeições temáticas harmonizadas com vinhos. Degustar, desfrutar e se divertir são os três ingredientes que com certeza dão o tom do que será o Wine Weekend “, explica.

Lançamento Wine Weekend
Quando: 20 de maio, segunda-feira, às 19h30
Onde: Vineria 1976 – Praça Dr. Maurício Cardoso, 49 – Moinhos de Vento

Vera Decó apresenta série de pinturas no Café do Porto

Exposição “De Sol a Sol”, da artista Vera Decó
Visitação: de 21 de maio a 03 de junho
Horários: Segunda a sexta-feira (8h às 22h), sábados (9h às 23h) e domingos (9h às 22h)
Onde: Café do Porto, Rua Padre Chagas, 293 – Moinhos de Vento, Porto Alegre
Entrada franca

 

Bate-papo com Clara Pechansky e convidados na Gravura Galeria de Arte

Na terça-feira, 21 de maio, a partir das 18h30, a Gravura Galeria de Arte recebe a artista plástica gaúcha Clara Pechansky, Liana Timm e Flávio Tavares para um bate-papo com o público. O trio irá comentar a carreira e as obras da artista que estão em uma grande exposição na galeria desde o dia 08 de maio. Além disso, o livro “Clara Pechansky – O Traço Afetuoso” estará a venda no dia pelo valor de R$ 50,00. O encontro é aberto ao público e tem entrada franca.

Em “O Traço Afetuoso”, ocupando as duas salas da galeria, Clara Pechansky apresenta gravuras, desenhos e pinturas de sua carreira artística. Além disso, a exposição conta com painéis com comentários das obras, escritos pela artista multimídia Liana Timm, e pelo escritor e jornalista Flávio Tavares. A mostra pode ser conferida pelo público até 08 de junho, com visitação de segunda a sábado, também com entrada franca.

Bate-papo com Clara Pechansky, Liana Timm e Flávio Tavares
Quando: 21 de maio, terça-feira, às 18h30
Onde: Gravura Galeria de Arte (Rua Corte Real, 647)
Entrada franca

Novo livro de Luiz Paulo Faccioli será lançado no dia 22 de maio

O livro de contos “Primeira Pessoa”, de Luiz Paulo Faccioli, será lançado no dia 22 de maio na Torta de Sorvete, localizada na Galeria Casa Prado. Como bem colocou Marcelo Moutinho na orelha da obra, a gênese do livro está no afeto e suas múltiplas feições.

Por todos os contos serem escritos em primeira pessoa, como o título já sugere, o narrador acaba por se confundir com o autor: “não era eu, obviamente, que contava as histórias, tampouco eu fora protagonista delas, mas aquele narrador rompia com a neutralidade tão nobre da terceira pessoa e me jogava, de certa maneira, para dentro das histórias”, afirma Luiz Paulo.

Dessa forma intimista, a leitura do livro nos permite olhar o mundo, sentir sua pulsação, com os olhos e as artérias do outro. Nossa imagem refletida num espelho insólito, ainda que por um instante. O objetivo do autor é que o livro possa emocionar o leitor. Os contos contidos no livro foram escritos em diferentes espaços de tempo: uns lá pelos anos 2000, outros por 2010.

Lançamento do livro “Primeira Pessoa” de Luiz Paulo Faccioli
Quando: 22 de maio, quarta-feira, das 18h até às 21h
Onde: Galeria Casa Prado – Rua Dinarte Ribeiro, 148, Moinhos de Vento, Porto Alegre

Andréa Brächer apresenta a exposição “Ficções de um jardim: fotografia e literatura”

Com curadoria de Niura Legramante Ribeiro, a artista Andréa Brächer apresenta, no dia 23 de maio, às 19 horas, sua nova exposição de arte “Ficções de um jardim: fotografia e literatura”, nas salas negras do Museu de Arte do Rio Grande do Sul.

É a partir da literatura e fotografia, que Brächer cria seu universo de fabulações a ser apresentado no MARGS. O poema “A Criança Roubada”, de William Butler Yeats, e o interesse da artista, especialmente pelo mundo das fadas, compõem o tema de suas representações nas obras fotográficas atuais.

Sabe-se que os contos de fadas podem evocar os paradoxos de bondade e maldade, de alegria e tristeza e de amor e ódio. No imaginário popular dizem que, quando uma criança desaparece, seja pelo bem ou pelo mal, foi um desses seres míticos que a levou. As pesquisas de Andréa contemplam as situações de desaparecimento de crianças, tanto raptadas pelas próprias mães, quanto às imagens de post-mortem infantil, como nas Séries Abdução (2004-2018) e Lilith (2007-2008).

Se, por um lado, seus trabalhos reproduzem duras realidades, por outro, recorrem ao impalpável como o mundo das fadas, os assombreamentos, as casas abandonadas e fantasmas de espíritos dos mortos, assuntos muito presentes nas histórias sobrenaturais do século XIX.

Ao referenciar o passado em um trabalho contemporâneo, a produção fotográfica de Andréa Brächer produz interações e ressignificações de seus interesses autobiográficos pelo universo infantil e da cultura.

Ficções de um jardim: fotografia e literatura
Abertura: 23 de maio, às 19h
Visitação: De 24 de maio à 21 de julho, das 10h às 19h – de terça a domingo
Onde: MARGS (Praça da Alfândega, s/n° – Centro, Porto Alegre)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *