Por aí

Agenda da semana

Escrito por  | 

Bom dia, amores!

Primeira semana de outubro começando. Já estamos no último trimestre do ano.
Veja abaixo alguns dos eventos que vão movimentar a capital gaúcha:

Agenda da semana em Porto Alegre

 

Exposições de Rita Gil e Sílvia Brum

No dia 03 de outubro, inauguram na Gravura Galeria de Arte duas novas exposições das artistas e arquitetas Rita Gil e Sílvia Brum. Na Sala Negra, Rita traz a “Sagrado Mágico”, uma coleção sacra de pinturas em acrílico sobre tela que tem como inspiração a atual situação do país. Já na Sala Nova, Sílvia Brum fará, no dia da abertura, a vernissage da sua exposição “Mimetismos”, uma série de pinturas a óleo de rostos camuflados de mulheres que emergem do plano, no intuito de fomentar a reflexão sobre as diversas questões do universo feminino. As obras podem ser visitadas até 01 de novembro.

Rita Gil é arquiteta e artista visual, e já conta com 30 anos de carreira no universo da arte. Seu atelier fica em Gramado, sua cidade natal, e temas como religiosidade, política, moda, mulheres e cultura regional são recorrentes em suas obras. Na mostra “Sagrado Mágico”, Rita traz pinturas com cores quase puras permeando entre o verde, azul e amarelo, e o fundo é uma mistura de recortes da cidade de Gramado com a bandeira do Brasil. As figuras sacras aparecem olhando para frente e para o lado ao mesmo tempo, como uma representação do presente e futuro se relacionando num mundo contemporâneo, onde as mudanças se fazem necessárias. A exposição “Sagrado Mágico” tem curadoria e texto da artista Clara Pechansky.

Sílvia Brum é porto-alegrense e graduada em arquitetura e urbanismo pelo Centro Universitário Ritter Dos Reis. Em 2005, Sílvia morou por 07 meses em Paris, na França, onde iniciou os estudos sobre fotografia. A arquiteta possui em seu currículo diversas exposições individuais e coletivas em Porto Alegre. Em “Mimetismos”, através das suas pinturas, Sílvia provoca a reflexão sobre como os contextos que cercam as pessoas interferem na formação das personalidades, mas com foco nas mulheres. Com uma perspectiva peculiar, as obras tratam das questões femininas diante das suas subjetividades emocionais e dos contextos sociais que pautam a sociedade atualmente.

 

Abertura das exposições “Sagrado Mágico” de Rita Gil e “Mimetismos” de Sílvia Brum
Quando: 03 de outubro de 2018, 19h
Onde: Gravura Galeria de Arte (Rua Corte Real, 647)
Visitação: de 03 de outubro a 01 de novembro de 2018
De segunda a sexta das 9h30 às 18h30, e sábado das 9h30 às 13h30

 

Mistura Fina – Música para Fugir do Trânsito

“Fragmentos do Tempo” dá nome ao show que reúne dos maiores nomes da percussão do Sul do Brasil, Fernando do Ó e Giovanni Berti, no próximo dia 04 de outubro, quinta-feira, às 18h30min, no Foyer Nobre do Theatro São Pedro, integrando a programação do projeto Mistura Fina – Música para Fugir do Trânsito. A iniciativa tem financiamento do Governo do Estado do RS, através da Secretaria da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, via Lei de Incentivo/Pró-Cultura RS, realização da Associação Amigos do Theatro São Pedro e patrocínio da Sulgás.  A entrada é franca.

O show consiste em uma performance criativa e percussiva, na qual a sensibilidade brota do coração às  mãos de dois exímios e talentosos percussionistas gaúchos, ambos com trajetórias diversas vezes premiadas. Nesse espetáculo os músicos convidam a plateia a uma viagem no tempo.

Mistura Fina – Música para Fugir do Trânsito – Fernando do Ó e Giovanni Berti no show “Fragmentos do Tempo”
Quando: Dia 04 de outubro de 2018, quinta-feira, às 18h30min
Onde: Foyer Nobre do Theatro São Pedro | Praça Mal. Deodoro, s/n – Centro Histórico, Porto Alegre/RS
Entrada franca
Duração: 60 minutos | Recomendação etária: Livre

 

Exposição Coletiva  Meu Brasil

No dia 05 de outubro, às 19h, ocorre a abertura da Exposição Coletiva Meu Brasil, no Espaço André Paulo Franck, no Clube de Cultura, em Porto Alegre. A exposição é o resultado do projeto do curador Ricardo Esteves com os fotógrafos Marco Escada, Luiz Todeschi, Igor Gomes, Guilherme Costa Pinto e com as fotógrafas Maria Elizabeth Broxado, Rose Aguiar, Tatiana Barthem e Marlene Reinaldo. Assinam a curadoria Ricardo Esteves e Anna Priscila Marques.

A exposição Meu Brasil nasceu a partir do projeto idealizado pelo fotógrafo e curador carioca radicado na França, Ricardo Esteves. O projeto compreende o acompanhamento artístico seguido de uma exposição coletiva temática em Paris, com o intuito de envolver fotógrafos na trajetória contínua de desenvolvimento artístico e, através de um espaço expositivo na França, divulgar o resultado do acompanhamento artístico e promover a democratização da fotografia artística brasileira na Europa. Atualmente, Ricardo Esteves está na segunda edição desse projeto, selecionando fotógrafos brasileiros para exposição em fevereiro de 2019, em Paris.

Em maio desse ano, a Exposição Coletiva Meu Brasil foi apresentada na Galerie Space, na região da Bastilha (11o Arr.), em Paris, e, agora, chega a Porto Alegre inaugurado a galeria de arte noturna, o Espaço André Paulo Franck, que fica localizada dentro do Clube de Cultura.  A Exposição Coletiva Meu Brasil será a primeira de uma série de mostras que se realizarão no Espaço André Paulo Franck, dentro da agenda de programação cultural do Clube de Cultura, que já conta com atividades de música, exibição de filmes seguidos de debate, rodas de conversas sobre agroecologia e temas atuais de nossa cidade e País, além do novo Camarim Bar, que tem se tornado ponto de encontro dos artistas e intelectuais gaúchos.

Após a abertura da exposição, haverá o show do sambista gaúcho, Renato Borba, que apresentará músicas autorais e sambas consagrados. A entrada é franca.

EXPOSIÇÃO MEU BRASIL
Abertura – 05 de outubro de 2018, às 19h
Visitação:  de 05 de outubro a 02 de novembro, de segunda a sexta-feira, das 18h às 22h
Onde: Espaço André Paulo Franck | Clube de Cultura | Rua Ramiro Barcelos, 1853 – Bom Fim, Porto Alegre-RS
Show de samba com Renato Borba:  20h30min

 

Jantar cultural: vinho e gastronomia

Os sabores e aromas da culinária portuguesa inspiram este jantar especial. O Chef Pedro Mattos volta ao Instituto Ling para servir um cardápio exclusivo, dividindo com os participantes todos os segredos e curiosidades da cozinha lusitana, uma das mais tradicionais do mundo.

O menu conta ainda com harmonização da Terrunyo Wine Store, que traz uma carta selecionada de bebidas para completar a experiência gastronômica. Tudo isso em um espaço contemporâneo e repleto de arte e cultura.

Jantar Cultural
Quando: sexta-feira, 05 de outubro, das 19h30 às 22h
Onde: Instituto Link (Rua João Caetano, 440 – B. Três Figueiras)
Mais informações no evento do Facebook

 

Aula de dança aberta ao público

Rede de Academias Fórmula  do grupo  Bodytech Company, localizada no Shopping Praia de Belas, em Porto Alegre, tem uma programação especial no dia 06 de outubro, sábado, em alusão ao Outubro Rosa. Com início às 11h, a aula de dança com diversos ritmos será a céu aberto no 10º andar do estacionamento garagem do shopping (terraço). Sete dos melhores professores de dança da cidade foram convocados para embalarem a aula que terá o comando da educadora física Sônia Lacerda e terá duração de 1 hora e vinte minutos. Em caso de chuva, o evento será transferido para o 9º andar.

A campanha mundial de conscientização tem como objetivo alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e ganha, no Brasil, mais apoio envolvendo empresas de diversos segmentos.

A Decathlon Praia de Belas, parceira da Fórmula Academia será uma das apoiadoras da aula e estará presente com produtos, assim como a Flex Nutrition Suplementos Alimentares.

Aula de dança aberta ao público
Quando: 06 de outubro – Sábado, às 11h
Onde: 10º andar Estacionamento Garagem PB (R. Marcílio Dias, 156) – Menino Deus, Porto Alegre – RS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *