Moda

Marcas gaúchas sustentáveis – Parte I

Escrito por  | 

A moda sustentável vem ganhando cada vez mais espaço entre os consumidores. Em meados deste mês de novembro, aconteceu em São Paulo a 1ª edição da Brasil Eco Fashion Week. A semana de moda se propôs a trazer para discussão um consumo mais consciente, engajado, preocupado com valores humanos e com a preservação do meio ambiente.

O evento alinha-se com um movimento muito maior, o Fashion Revolution, que conecta pessoas que se preocupam com toda a cadeia fashion – dos produtores, consumidores e veículos de mídia. O Fashion Revolution ganhou força em 2013, após um edifício com 1.134 trabalhadores da indústria têxtil desabar em Bangladesh. As vítimas da tragédia produziam em condições análogas à escravidão e estavam ligadas a confecções de marcas globais. Essa questão da exploração versus a alta costura e o fast fashion é trazida de forma muito aprofundada no documentário The True Cost (2015), disponível na Netflix. Vale a pena assistir!

Mais do que nunca, precisamos pensar de onde vem aquilo que consumimos, optando por produtos que agridam menos o meio ambiente e os seres humanos. Assim, decidi compartilhar aqui com vocês uma lista de marcas gaúchas que têm essa preocupação com uma cadeia produtiva mais justa.

Se vocês conhecem outras marcas sustentáveis, escrevam nos comentários! Vamos fazer crescer essa lista tão importante e incentivar essas iniciativas. Na próxima segunda, vou publicar a parte II dessa lista, com outras marcas.

***

Shopcontextura

shopcontexturaPrimeira loja multimarcas de moda sustentável do Rio Grande do Sul. A plataforma é o destino para descobrir as labels gaúchas slow fashion, que oferecem produtos com design e preocupados com uma moda ética e responsável.

 

Apoena Bolsas

22792137_1942517505998216_6661607330168114744_oAs criadoras da marca são de Giruá, município gaúcho com uma forte comunidade tupi guaraní. Dessas raízes indígenas, surgiu a ideia de fazer bolsas com fibras de folhas de butiá e tecidos ecológicos. Todos os processos são feitos manualmente e a partir de produtos naturais.

 

Aurora

AuroraSurgida em 2014, a marca faz moda feminina e acessórios de lã orgânica, selecionada de produtores rurais que estejam atentos ao bem estar animal. Todos os processo de produção são artesanais e manuais. A Aurora foi finalista do prêmio Ecoera da Revista Vogue.  

 

Envido

envidoSustentabilidade, Funcionalidade e Contexto são os pilares da Envido, que faz moda feminina com design minimalista, tecidos reciclados, orgânicos e biodegradáveis.

 

Brisa Slow Fashion

brisaBrisa é uma marca de alfaiataria slow fashion, focada no consumo consciente e no feito a mão.Trabalha com tecidos orgânicos, naturais e de baixo impacto ambiental, utilizando tingimentos naturais e técnicas manuais.

 

3JNS

jeans3A marca criou um modelo de negócio baseado na economia circular, reaproveitando matérias primas. Eles produzem e vendem peças com ótima qualidade (1º ciclo), compram peça usada e a customizam, colocando-a novamente à venda (2º e 3º ciclo). Após 3 ciclos, as peças são encaminhadas para reciclagem.

 

Insecta Shoes

insectaA Insecta é uma marca de sapatos e acessórios ecológicos e veganos. Eles transformam em sapatos peças de roupas usadas, além de garrafas de plástico recicladas. São diversos modelos: botas, oxfords, sandálias e slippers veganos, sem nenhum uso de matéria-prima de origem animal.

 

Revoada

revoadaO coletivo busca reduzir a quantidade de lixo no mundo, repensando o design de produtos, o ciclo produtivo e as relações de consumo. Os produtos do coletivo são feitos a partir do resíduo de câmara de pneu e do náilon de guarda-chuva. No site deles, é possível conferir outros projetos muito bacanas, como o Ação-Reinvenção, uma consultoria para as empresas e indústrias repensarem a geração de resíduos e seus processos produtivos.  

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *