Food&Co

Queijos da Fazenda Três Montes

Escrito por  | 

Recentemente recebi aqui na minha casa uma encomenda muito deliciosa. Queijos da mais alta qualidade, feito aqui no Rio Grande do Sul, na Fazenda Três Montes.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Fechando o dia com ???? de ouro! Momento especial ????????♥️ Obrigada @fazendatresmontes e @redvinhos tudo muito maravilhoso!

Uma publicação compartilhada por Júlia Fleck da Rosa ♡ (@juliafleck) em

Em visita recente a França, o cirurgião plástico, Dr. André Monte, e a arquiteta, Cris Schmitz, percorreram a região Auvergne-Rhône-Alpes, em busca de aperfeiçoamento para os produtos da Fazenda Três Montes, localizada em Triunfo. Para a produção de queijos artesanais da propriedade, o casal trouxe técnicas, tanto de maturação como locais de cura, da Mons Formation, melhor escola francesa de affinage du fromage.

Com o crescimento do interesse por produtos artesanais e a valorização de alimentos verdadeiros, o casal investe no agronegócio gaúcho com conceitos de agricultura familiar. No segundo semestre de 2020, comercializarão os queijos para o mercado e vão oferecer eventualmente “open farm” para grupos fechados na propriedade. “A ideia é apreciar um dia na natureza, degustando os nossos produtos e menu típico da região, harmonizados com bons vinhos gaúchos”, conta o cirurgião plástico.

A arquiteta explica que a fazenda vai adaptar os sistemas de caves francesas para a realidade brasileira, com matérias primas e tecnologia nacional. “Fomos aprender com quem faz isto há centenas de anos. Buscamos entender os processos de produção e maturação deles, mas nosso objetivo será empregar essas técnicas na nossa produção queijeira, que já tem identidade e características próprias, e, assim, aperfeiçoá-las. Queremos fazer queijos da fazenda Três Montes, brasileiros, gaúchos e originais”, conclui.

Com sintonia e equilíbrio das necessidades humanas com o respeito a natureza, os queijos da Fazenda Três Montes são produzidos com leite de vaca Jersey, criadas livremente no campo, com pasto livre. Atualmente, a propriedade trabalha com os queijos “Alma” – maturado 60 dias, com massa úmida, levemente cremoso e sabor marcante –;  o “Raiz” – inspirado no Grana Padano, é intenso, com massa firme e compacto, maturado naturalmente por 90 dias ou mais em cave de pedra – ; e o “Flor” – um queijo láctico mais leve, com sabor marcante, maturação de 30 dias, massa cremosa e mofo branco.

Dois produtos passarão por ajustes na técnica: o “Origem”, com nova receita inspirado no Cantal e no Comte, terá maturação mínima de nove meses. O objetivo é um produto com massa untuosa, adocicada, amendoada, com cristais e picante. Já o Flor vai originar o queijo láctico “Florzinha”, com teste de receitas inspiradas no Brillat Saverin, que com maturação curta de 25 a 30 dias, possui massa mole, é cremoso e leve.

 

Fazenda Três Montes

Instagram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *