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6 dicas para organizar refeições caseiras

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Preparar a própria comida, além de econômico, traz muitas vantagens para a saúde. As preparações de restaurantes costumam ser mais calóricas, repletas de sódio e outros ingredientes que fazem a balança pesar no final do mês.

Para quem chega em casa cansado do trabalho e fica sempre tentado a pedir um daqueles lanches rápidos, as refeições preparadas previamente e congeladas no freezer são uma saída perfeita.  

Siga as dicas a seguir e sinta as diferenças no seu corpo e no seu bolso!

Dica 1: Monte o cardápio com antecedência
Pense nas refeições que você deseja durante a semana e anote tudo numa lista. Não esqueça de equilibrar as proporções: 25% de carboidratos, 25% de proteínas magras e 50% de hortaliças.

Dica 2: Leve a lista de compras para o mercado
Cheque se você tem tudo o que precisa em casa ou é necessário passar no mercado. A lista de compras vai te economizar tempo e evitar que você leve o que não precisa.

Dica 3: Cozinhe no sábado ou domingo
O ideal é preparar tudo que vai ser consumido na semana em um único dia. Escolha o sábado ou domingo e mãos à obra!

Dica 4: Separe as porções
Separe as porções e monte as refeições em recipientes distintos, deixando a salada em um pote e os pratos quentes em outro. Opte por potes de vidro, mais adequados para serem esquentados no microondas.

Dica 5: Congele
Terminada a função, coloque as porções para congelar no freezer.


Dica 6: Escolha e descongele
No dia anterior, retire do freezer a refeição que você irá consumir e deixe descongelar na geladeira. Se optar por levar ao trabalho, coloque numa bolsa térmica com placa de gelo e esquente na hora.

 

Bora organizar suas refeições? 🙂

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