Food&Co

3 receitas de sopas diferentonas

Escrito por  | 

Friozinho pede calor e nada melhor para esquentar do que uma boa sopa. Mas não queremos qualquer sopa, não é mesmo? Por isso trago aqui três receitas maravilhosas de sopas bem diferentes. Todas da musa Rita Lobo, do site Panelinha 🙂

SOPA DE BERINJELA ASSADA


Ingredientes
3 berinjelas
2 tomates italianos maduros
1 cebola
1 dente de alho
½ colher (chá) de cominho em pó
1 colher (chá) de páprica
3 colheres (sopa) de extrato de tomate
1 litro de água
2 colheres (sopa) de azeite
2 colheres (chá) de açúcar
Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de preparo
1. Preaqueça o forno a 220ºC (temperatura alta)
2. Lave, seque e fure as berinjelas com um garfo. Coloque numa assadeira grande, com espaço entre cada uma, e leve ao forno para tostar por 40 minutos. Na metade do tempo vire com uma pinça para dourar por igual.
3. Enquanto isso, prepare os outros ingredientes: lave, seque, descarte as sementes e corte os tomates em cubinhos; descasque e pique fino a cebola e o alho.
4. Leve ao fogo médio uma panela média. Quando aquecer, regue com o azeite e acrescente a cebola. Tempere com o açúcar, uma pitada de sal e refogue por cerca de 10 minutos, até ficar bem dourada. Adicione o alho, o cominho e a páprica e misture bem por 1 minuto. Adicione o extrato de tomate e mexa bem por 3 minutos.
5. Junte o tomate picado e refogue por mais 5 minutos, pressionando com a espátula para formar uma pastinha. Adicione mais uma pitada de sal, regue com a água e deixe cozinhar por 15 minutos, com a tampa entreaberta, até formar um caldo perfumado.
6.Assim que as berinjelas estiverem frias, faça um corte ao longo do comprimento de cada uma e, com uma colher, raspe a polpa e transfira para o liquidificador. Adicione o caldo da panela e bata bem, até ficar liso. Atenção: segure a tampa com um pano de prato para conter o vapor.
7. Sirva a sopa a seguir com torradinhas de pão sírio.

 

SOPA DE CEBOLA


Ingredientes
4 cebolas (cerca de 500 g)
2 colheres (sopa) de manteiga
¼ de xícara (chá) de vinho branco
1 colher (sopa) de farinha de trigo
1,5 litro do caldo de carne caseiro
3 fatias de pão italiano grossas (cerca de 3 cm de espessura)
½ xícara (chá) de queijo gruyère ralado fino (cerca de 40 g)
sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de preparo
1. Descasque e fatie as cebolas em meias-luas finas.
2. Numa panela média, leve a manteiga para derreter em fogo médio. Acrescente as cebolas e tempere com uma pitada de sal. Deixe cozinhar, mexendo de vez em quando, por cerca de 30 minutos, até ficarem bem macias e douradas. Esta é uma etapa que não dá para ter preguiça; se as cebolas não caramelizarem, a sopa não fica gostosa. Se precisar, deixe cozinhar por mais tempo.
3. Junte o vinho e misture, raspando o fundo da panela para dissolver os queimadinhos da cebola, até evaporar. Polvilhe com a farinha de trigo e mexa por cerca de 1 minuto – essa misturinha de farinha com manteiga vai engrossar levemente a sopa.
4. Junte o caldo de uma só vez e misture bem com uma espátula, para dissolver os gruminhos de farinha. Assim que ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 30 minutos, mexendo de vez em quando para não grudar no fundo.
5. Enquanto isso, preaqueça o forno a 200º C (temperatura média). Aqueça uma frigideira em fogo médio e toste apenas um lado dos pães por cerca de 2 minutos.
6. Após os 30 minutos, desligue o fogo e tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. Transfira a sopa para um refratário ou panela que possa ir ao forno. Disponha as fatias de pão italiano, uma ao lado da outra, com a parte tostada para baixo – assim elas absorvem menos líquido e não desmancham. Polvilhe com o queijo ralado e leve ao forno.
7. Deixe por cerca de 10 minutos para gratinar. Se o seu forno tiver a opção grill pode usar, mas fique de olho para não queimar! O queijo pode levar menos tempo para derreter. Com cuidado, retire a panela do forno e sirva a sopa imediatamente.

 

SOPA DE CENOURA COM CURRY E LEITE DE COCO

Ingredientes

2 cenouras
1 cebola
1 talos de salsão (sem as folhas)
2 litros de água
¼ de xícara (chá) de leite de coco
1 colher (chá) de curry
1 folha de louro
3 cravos-da-índia
5 grãos de pimenta-do-reino

Modo de preparo

1. Descarte as folhas e lave o salsão sob água corrente. Descasque a cenoura. Corte a cenoura e o salsão em 3 pedaços. 2. Descasque e corte a cebola ao meio; numa das metades, espete a folha de louro com os cravos.
3. Coloque todos os ingredientes numa panela, cubra com a água e leve ao fogo alto. Quando ferver, diminua o fogo e deixe cozinhar por 30 minutos. Desligue o fogo e coe o caldo numa tigela.
4. Transfira os pedaços de cenoura e a metade da cebola cozida para o copo do liquidificador. Acrescente 2 xícaras (chá) do caldo de legumes e bata até ficar liso – se quiser uma sopa mais fluida, acrescente um pouco mais de caldo. Atenção: segure a tampa do liquidificador com um pano de prato para evitar que o vapor empurre e abra a tampa.
5. Volte a sopa batida para a panela, tempere com o curry, sal e pimenta-do-reino. Misture o leite de coco e deixe cozinhar em fogo baixo por 2 minutos apenas para aquecer. Sirva a seguir com croutons ou pipoca. Essa sopa também fica uma delícia servida fria.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *