Carolina Ely

Perguntas e respostas Invisalign

Escrito por  | 

Oi, amores!

Quando o assunto é Invisalign, o aparelho invisível, surgem muitas dúvidas, não é?! Para ajudar a tirar essas pulguinhas atrás da orelha, a Dra Carolina Ely,  4ª Invisalign Doctor, em nível nacional, respondeu algumas das questões mais comuns. Olha só:


Invisalign: Perguntas mais frequentes

Qualquer um pode fazer o tratamento com o Invisalign?

A técnica evoluiu muito nos últimos anos e hoje podemos resolver a grande maioria dos casos com Invisalign.

Crianças podem usar o aparelho invisível?

Sim. O Invisalign Teen foi desenvolvido para ser utilizado por crianças a partir dos 8 anos e por adolescentes. Existe um marcador de uso para o dentista e os pais controlarem se a criança ou o adolescente está utilizando o aparelho no número de horas solicitadas pelo dentista. Existem grandes vantagens como o paciente poder tirar os alinhadores para se alimentar, para escovar os dentes e passar fio dental. Além disso, se praticam esportes, existe muito menos risco de machucar a boca, se o paciente cair ou levar uma bolada, do que se estivesse usando aparelho fixo.

 

Há um limite de idade para usar o Invisalign?

Não. Se o paciente tiver saúde bucal, dos dentes e da gengiva, o tratamento pode ser realizado.

 

Quanto tempo demora o tratamento?

Depende do caso. Casos mais simples requerem menos alinhadores, o que significa menor tempo de tratamento. Casos mais complexos necessitam de mais alinhadores para correção, levando maior tempo de tratamento. Uma média de tempo de tratamento seria 10-12 meses.  

 

A eficácia é a mesma dos aparelhos convencionais?

Sim. Com toda a evolução técnica dos alinhadores Invisalign podemos dizer que temos a mesma eficácia, na minha opinião, com mais vantagens como estética, possibilidade de remover os alinhadores e conforto para os pacientes

 

Como o Invisalign movimenta os dentes?

A movimentação acontece pela troca sucessiva dos alinhadores. São confeccionados quantos alinhadores forem necessários para levar os dentes da posição errada onde estão até a posição correta deles na arcada. Por isso coloquei que casos mais simples precisam menos alinhadores e os mais complexos necessitam mais.

 

Quanto custa o Invisalign?

O custo diminuiu nos últimos anos e temos hoje condições de oferecer parcelamento de pagamento, pois a empresa que fornece o produto hoje nos disponibiliza isso. O valor vai depender da complexidade do caso e pode ser facilmente acessado através de uma consulta de avaliação no consultório. Mas garanto que pode ser mais acessível e viável do que as pessoas muitas vezes imaginam.

 

O tratamento com Invisalign dói?

O que alguns pacientes, não todos, referem é um desconforto quando trocam de alinhador. É importante lembrar que a movimentação dos dentes é calculada por um computador. Dessa forma, a distribuição de força e movimentação é muito mais leve e contínua do que com os bráquetes fixos. Com isso o desconforto normalmente é menor com alinhadores. Muitos pacientes confundem dor com o aparelho estar funcionando, mas não existe essa relação. Depende muito da sensibilidade e limiar de dor de pessoa para pessoa. Tenho pacientes que nunca sentiram dor e finalizaram o tratamento com todo sucesso.

 

Quais os cuidados que devo ter com o Invisalign?

Escová-lo com sua escova e pastas convencionais. Jamais enrolar em guardanapo, pois como o alinhadores são leves e transparentes facilmente podem ser jogados na lixeira por um garçom, funcionária ou até mesmo pelo paciente. Não deixar ao alcance dos pets, pois para eles normalmente os alinhadores são um ótimo brinquedo.

 

Posso beber usando o aparelho?

Pode beber água com o alinhador. Não ingerir líquidos quentes (podem deformar o alinhador) e evitar bebidas pigmentadas pois podem manchar o alinhador.

 

Preciso mudar a alimentação durante o tratamento?

Não existe nenhuma restrição alimentar durante o tratamento, como acontece com os aparelho fixos. Você retira os alinhadores para comer e se alimenta normalmente.

 

Quantas horas devo usar o aparelho por dia?

22 horas por dia é a orientação de uso. Se o paciente eventualmente ficou um pouco mais de tempo sem os alinhadores durante algum dia, deve recuperar nos dias seguintes ou atrasar a troca do alinhador. Muito importante nesses casos conversar com o seu ortodontista para receber orientações específicas, ok?

 

O que acontece se eu usar menos horas do que o necessário?

O movimento previsto para este período que o alinhador não foi utilizado corretamente pode não acontecer, o alinhador pode desadaptar e ser necessário voltar para o alinhador anterior, além de atrasar o tratamento. Lembrando sempre que essas situações podem e são manejadas com o ortodontista responsável pelo caso.

 

PARA FALAR COM A DRA CAROLINA ELY

  • Localização
    Rua Dona Laura, 354 – Sala 506- Moinhos de Vento, Porto Alegre RS
  • Telefone
    (51) 3026-5436
    (51) 99310-9577
  • Horário de Atendimento
    Seg a Sex das 08:30 às 18:30

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *