Colunistas

A importância das vitaminas e minerais para a saúde dos cabelos e unhas

Escrito por  | 

**Texto originalmente publicado na Revista Caras de junho/2017

A Beleza vem de dentro. Muitos especialistas na área da beleza e da alimentação acreditam que “você é o que você come”, ou seja, para ter um corpo bonito e atraente, você precisa de uma alimentação balanceada.

A sociedade moderna tem se tornado cada vez mais complexa. Com um ritmo de vida acelerado, uma rotina de alimentação saudável, ingestão de líquidos em abundância e boas noites de sono tornam-se hábitos cada vez mais distantes. Esta rotina desajustada tem como resultado sinais visíveis e perceptíveis no corpo: a queda de cabelos maior que o habitual, unhas quebradiças e pele sem viço.

fortalecimento-unhas

E a preocupação, principalmente entre as mulheres, é constante: além do corpo em forma, o cabelo, as unhas e a pele têm que estar impecáveis. Além de produtos e cosméticos, que devem sempre ser usados, você sabia que a alimentação, e atualmente, a suplementação são as grandes aliadas da boa aparência?

Alguns alimentos e suplementos não melhoram apenas sua saúde e bem-estar, eles também cuidam de partes específicas do seu corpo.

Seus cabelos e unhas falam mais sobre sua saúde do que você imagina. Quando você está com alguma deficiência de vitaminas ou minerais, certamente os efeitos vão aparecer no brilho ou na força dos fios e na fragilidade ungueal.

O avanço da ciência nas áreas médica e nutricional desenvolveu “pílulas” que têm em sua composição vitaminas que fortalecem unhas e embelezam os cabelos, além de oferecerem uma quantidade extra de nutrientes para o seu dia a dia.

Vitaminas como A, C, E e as do complexo B são essenciais para manter a beleza da pele, cabelos e unhas.

A vitamina A é responsável pela renovação celular. As vitaminas C e E, além do poder antioxidante, participam da síntese de colágeno e também influenciam no crescimento de unhas e cabelos. O Zinco e o Selênio são minerais essenciais ótimos para bloquear os radicais livres e retardar o envelhecimento celular.

Já as vitaminas do complexo B contribuem para o crescimento, maleabilidade e maciez dos fios de cabelos.

No tratamento dos cabelos, a vitamina B5 é componente natural do cabelo saudável. O pantenol é convertido em B5 quando no cabelo, propiciando hidratação duradoura e, consequentemente, aumentando a sua resistência à quebra.

10-segredos-para-ter-um-cabelo-comprido

A Biotina, que também faz parte do complexo B, assumiu um papel de destaque na área médica voltada para a Tricologia – área que estuda e trata dos cabelos -, pois ela atua como coenzima nas reações de carboxilação, melhorando a flexibilidade e fortalecimento das unhas e tem demonstrado efeitos positivos nos cabelos, auxiliando no combate à temerosa queda deles.

Com venda livre em farmácias e lojas especializadas, as vitaminas agem mais como um suplemento do que como medicamento, potencializando os efeitos positivos dos produtos cosméticos e de uma alimentação saudável. Elas são as grandes aliadas da boa aparência. Embora a maioria delas sejam produtos de última geração e de alta confiabilidade, elas não representam, por si só, uma dieta saudável. Uma orientação profissional adequada poderá ajudar na obtenção desta “beleza em cápsulas”.


Dra. Fernanda Nichelle
Médica
CRM/RS: 36.168 CRM/SP: 154.072

CLínica MAC
R. Silva Jardim, 221 – Auxiliadora
Fone: (51) 2111-3434

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *