Colunistas

Dra. Fernanda Nichelle: Dicas para cuidar dos cabelos

Escrito por  | 

Cabelo também é assunto para consultório médico! Os cuidados com os fios são essenciais. Por isso, esse é o nosso assunto de hoje na coluna da Dra. Fernanda Nichelle, nossa médica da beleza. Fizemos algumas perguntinhas importantes e ela nos presenteou com muitas dicas preciosas!

 

 

Como são os cuidados que tu tens com o teu cabelo?

Meus cabelos são naturais. Eles são cacheados, louros, com mechas e muitos finos. Meu cabelo reúne várias características que dão muito trabalho, por isso eu cuido muito bem dele.

Mesmo assim, não tenho nenhuma preferência de shampoo. Como recebo muitos produtos no consultório, acabo testando tudo para poder indicar com propriedade para os pacientes. 

Um cuidado que tenho é o de proteção térmica. Sempre uso um protetor, principalmente antes de usar Babyliss para definir os cachos. Além disso, gosto muito de usar leave-in, sem enxágue, pela manhã. Uso muito para arrumar o cabelo logo após acordar.

Por fim, uma vez ao mês eu injeto fatores de crescimento e vitaminas no couro cabeludo.

 

Existe uma marca que é a melhor, quando falamos de produtos para os cabelos?

Não existe esta história de que o shampoo mais caro é o melhor e de que o produto de uma marca específica vai dar certo. É importante testar e entender o que funciona para o seu cabelo. Nesse processo, vale conversar com o médico e com o cabeleireiro, que são especialistas e vão indicar os melhores produtos para o seu caso.

 

Qual a maneira certa de lavar o cabelo?

Na hora de lavar o cabelo, a regra de ouro é: não esfregue os fios. O shampoo é importante para higienizar o couro cabeludo, que acumula oleosidade e sujeira. Porém, os fios podem danificar se a pessoa esfregar demais. Apenas o enxágue e a espuma que cai do couro cabeludo já são o suficiente para a limpeza das madeixas.

 

Há uma ordem certa para passar os produtos nos cabelos?

Sim. Vários produtos têm uma ordem de tratamento e é preciso seguir.

A máscara, por exemplo, deve vir antes do condicionador geralmente. Isso acontece porque o condicionador sela a cutícula, mantendo a hidratação por mais tempo. Outra dica importante é procurar usar produtos de uma mesma marca, porque eles têm níveis de PH que combinam entre si. Não é muito legal usar shampoo de uma marca, condicionador de outra e máscara de outra. Tente seguir uma mesma linha de tratamento.

 

Que produtos usar para controlar a queda de cabelo?

Muitas vezes, buscamos produtos para evitar a queda de cabelo, mas isso é um erro, pois apenas disfarça um possível problema mais grave. Há muitas doenças de couro cabeludo. Quando o cabelo estiver caindo muito, é preciso investigar com o médico, pois pode haver uma doença relacionada. É necessário cuidar do couro cabeludo para que o cabelo fique bonito. 

 

Qual a frequência certa para lavar o cabelo?

Eu indico lavar os cabelos pelo menos a cada dois dias. Caso contrário, há um acúmulo de sujeira e oleosidade, que pode gerar a proliferação de fungos e um problema mais grave, como a queda dos fios.

 

Pode dar algumas dicas para deixar o cabelo mais bonito?

Tenho duas dicas:

  1. Leve para o box do chuveiro uma garrafa de água mineral gelada e use no último enxágue. Muitas vezes, a água do chuveiro vem cheia de impurezas. Se usarmos uma água pura, o cabelo fica muito mais limpo. Além disso, pela minha experiência, a água gelada deixa o cabelo muito brilhoso.
  2. Outra dica é pegar um copo d’água (300ml mais ou menos) e misturar uma colher de chá de vinagre branco. Despeje no cabelo no último enxágue. O resultado é um cabelo mais brilhoso, devido ao PH mais ácido. Não faça isso em todas as lavagens. Use de vez em quando. 

Por fim, cuidado com as químicas! Vá sempre em locais confiáveis e coloque seus cabelos nas mãos de profissionais competentes. Sempre digo que o cabelo é a moldura do rosto. Cuide bem dele.

 

Fica aqui o convite para quem quiser ir à clínica. Em consultório, fazemos uma avaliação completa da saúde do seu cabelo e montamos um protocolo personalizado de tratamentos para cada caso.

Dra. Fernanda Nichelle
Médica
CRM/RS: 36.168 CRM/SP: 154.072
Clínica MAC

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *