Colunistas

Maria Paula Coltro: congresso de osseointegração

Escrito por  | 

Em agosto a Dra Maria Paula Coltro, colunista do blog, esteve no maior congresso de osseointegração da américa-latina, o IN 2017 (Latin American Osseointegration Congress), que aconteceu no Anhembi em São Paulo. O Congresso aborda o que há de mais inédito na área de implantodontia, focando nos avanços tecnológicos atuais. A Maria Paula contou tudo para nós. Olha só:

 

Coluna Maria Paula Coltro 7

 

Novidades do Latin American Osseointegration Congress

Um dos pontos altos do congresso foi o planejamento digital e cirurgia sem retalhos para instalação de implantes dentários. O planejamento digital permite a simulação da cirurgia de implantes a ser realizada, diminuindo a chance de erros durante a operação. A cirurgia guiada permite a instalação de implantes sem ter que abrir a gengiva. O procedimento é feito por meio de um guia, o que proporciona mínimo trauma e maior conforto pós-operatório para o paciente, já que não será necessário cortar a gengiva para a instalação dos implantes.

Como funciona? 

Hoje não é mais necessário fazer a moldagem convencional com materiais que causam incômodo a muitos pacientes. Inicialmente é realizado um escaneamento das arcadas para gerar um modelo que servirá para o planejamento do caso.

Coluna Maria Paula Coltro 6Coluna Maria Paula Coltro 5

 

Após o escaneamento intra-oral o paciente é submetido a uma tomografia computadorizada, que permite analisar a quantidade e qualidade óssea para instalação dos implantes.

 

Coluna Maria Paula Coltro 3

 

E então é realizada a cirurgia virtual, na qual é realizada a simulação da instalação dos implantes na posição correta para a colocação dos futuros dentes.

Coluna Maria Paula Coltro 4

 

De acordo com o planejamento virtual, é gerado um guia para posicionamento dos implantes, levado no momento da cirurgia.

Coluna Maria Paula Coltro 2

 

O procedimento é realizado com anestesia local. O guia cirúrgico é posicionado e os implantes instalados, sem necessidade de cortar a gengiva para a instalação dos mesmos. A cirurgia tende a ser mais rápida, menos traumática e mais segura, causando menor desconforto para o paciente no trans e pós-operatório.

 

Coluna Maria Paula Coltro

 

Fotos cedidas: straumann.com

 

Ficou interessado no assunto? Marque uma consulta com a Dra. Maria Paula Coltro.

 

Onde encontrar a Maria Paula Coltro:

Hospital Moinhos de Vento – unidade Shopping Iguatemi
Av. João Wallig, 1800 – Passo d’Areia, Porto Alegre
(51) 3537-8000

Trend 24
Rua 24 de outubro 1440 sala 1406
(51)3276-1177

Rua Faria Santos 47 sala 407
(51)3330-3388

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *