Carlos Eduardo Tagliari

Carlos Eduardo Tagliari: Cicatrização de feridas

Escrito por  | 

Um tema muito questionado durante as consultas é em relação às cicatrizes. Para obtermos uma cicatriz “perfeita”, ou seja, de aspecto fino, com coloração clara e bem posicionada, algumas regras precisam ser seguidas e respeitadas por cirurgiões e pacientes.

A cicatriz produzida durante uma cirurgia plástica tende a ter um resultado muito melhor, pois lidamos com condições mais adequadas. Porém, mesmo assim, existe um fator muito importante que é o processo de cicatrização de cada individuo, o que pode interferir muito no resultado de uma cicatriz.

Hoje falarei um pouco mais sobre cicatrizes de aspecto ruim e formas de correção.

Consideramos cicatrizes ruins as que apresentam alargamento, elevação de bordos e irregularidades. Muitas destas formas precárias de cicatrizes são decorrentes de acidentes, queimaduras, acnes e cirurgias (especialmente as de urgência, onde é muito comum haver infecção associada, o que piora consideravelmente qualquer processo de cicatrização).

Sabemos que o hábito de fumar e a presença de doenças como Diabete são responsáveis por atrasos e falhas no processo de cicatrização. Por isso, é importante que, previamente a uma cirurgia, o paciente cesse o fumo e tenha a glicemia muito bem controlada.

O hábito de fumar pode causar falhas no processo de cicatrização

Quando um paciente nos procura com queixas referentes a cicatrizes inadequadas, precisamos avaliar tudo que possa ter acontecido para que essa cicatriz tenha tido um mau aspecto. Com isso, podemos lançar mão de alguns tratamentos para amenizar o problema.

O tratamento mais comum e eficaz ainda é a correção cirúrgica. Na maioria das vezes, são realizadas em ambulatório, com anestesia local e rápida recuperação. Associado a isso, costumo sempre utilizar fitas ou gel de silicone para complementar e auxiliar a cicatrização. Esses produtos, de fácil aplicação, formam uma barreira sobre a cicatriz, garantindo um ambiente com umidade e compressão ideais para que as bordas da cicatriz se unam em perfeita regularidade.

Outras formas de tratamento podem ser adotadas em casos específicos, especialmente cicatrizes de acne, onde Peelings e Laser provocam uma descamação da pele, estimulando a formação de Colágeno e devolvendo um aspecto mais suave à pele acometida pela cicatriz.

Cicatrizes de acne podem ser corrigidas com Peelings e Laser

“Praticamente todas as cicatrizes podem ser corrigidas”

E, na imensa maioria dos casos, conseguimos obter excelente resultados. Com toda a evolução de técnicas cirúrgicas, fios cirúrgicos e produtos, não precisamos mais conviver com uma cicatriz ruim ou tentar de todas as formas escondê-la. O correto tratamento consegue nos devolver qualidade de vida e auto-estima.

***

Carlos Eduardo Tagliari
Cirurgião Plástico
Membro especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *