Carlos Eduardo Tagliari

Carlos Eduardo Tagliari: Cicatrização perfeita

Escrito por  | 

A nova era da Cirurgia Plástica: O fim dos hematomas e a cicatriz perfeita!

A cicatrização sempre aparece como uma das principais angústias de qualquer paciente que é submetido a uma cirurgia. Todos queremos a menor cicatriz possível, mais escondida e mais fina. Mas para isso, uma série de fatores devem ser levados em conta.

Basicamente, uma ferida leva aproximadamente um ano para completar sua cicatrização. Nós cirurgiões, trabalhamos com 4 pilares para conseguir o melhor resultado em uma cicatriz:

1) Fatores Genéticos de cada indivíduo.

2) Local do corpo onde será realizada a cirurgia.

3) Cuidados pós-operatórios;

4) Técnica Cirúrgica;

No texto de hoje, abordarei somente a parte da técnica cirúrgica, trazendo aqui os principais conceitos e atualizações na área.

Já temos bem estabelecido que uma cicatriz, para ser excelente, precisa:

– Ser limpa, ou seja, livre de qualquer tipo de infecção local;

–  Sem tensão no seu fechamento, ou seja, as bordas da pele de uma cicatriz devem ser facilmente aproximadas;

–  Utilização de fios cirúrgicos finos e com agulhas corretas. Isso provoca menor trauma na pele, contribuindo para um menor processo inflamatório e um melhor resultado.

Grandes novidades nesta área estão surgindo. Como principais lançamentos temos o Dermabond Príneo®, que é um produto da Johnson & Johnson. Serve para auxiliar no fechamento da pele, ao mesmo tempo que forma um curativo que não precisa ser trocado, descolando naturalmente em torno de 15 a 20 dias. Consiste em uma fita de poliéster que aproxima e coapta as bordas da pele, sendo aplicado por sobre esta fita uma solução adesiva bacteriostática, formando uma barreira contra bactérias. Seu principal uso se dá em cirurgias de Abdominoplastia e Cesáreas.

Capture
Outra grande novidade diz respeito a uma solução de fibrina e fibrinogênio, que são compostos responsáveis pela coagulação do sangue, que, quando aplicados, promovem uma considerável diminuição das equimoses (roxos na pele). Tem sua principal indicação em cirurgias de Face – facelifting- e  Pálpebras. Os resultados são impressionantes, com redução significativa do tempo de recuperação e afastamento das atividades.

Tenho usado rotineiramente em minhas cirurgias produtos de alta qualidade e tecnologia, o que tem trazido resultados surpreendentes e muito satisfatórios.

***
Carlos Eduardo Tagliari
Cirurgião Plástico
Membro especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *