Colunistas

Apresentação no Congresso Europeu de Osseointegração

Escrito por  | 

Oi, amores! Hoje é a segunda coluna da Maria Paula Coltro, nossa colunista especializada em implantodontia e Mestre em prótese dentária. No texto ela conta um pouco sobre a experiência que teve no Congresso Europeu de Osseointegração, que reuniu grandes nomes da área e aconteceu em Paris. Confira abaixo:

 

maria-paula-coltro

 

Recentemente estive no Congresso Europeu de Osseointegração, que aconteceu entre os dias 29 de setembro e 1º de outubro, em Paris. O evento contou com a presença de ilustres palestrantes, profissionais renomados internacionalmente que enriqueceram a discussão com embasamentos científicos na área da odontologia. Foi um congresso principalmente focado para os cirurgiões dentistas que realizam tratamentos com implantes dentários, utilizados para reposição dos dentes quando ocorre a perda dentária.

 

maria-paula-coltro-dentista-coluna

 

Temas diversos foram abordados na área, porém, este ano, o congresso deu mais enfoque a casos complexos e também a possíveis problemas que podem ocorrer em tratamentos realizados com implantes dentários.

 

maria-paula-coltro-dentista

 

Minha apresentação abordou as influências biológicas e técnicas que podem levar às falhas em próteses que são suportadas por implantes. Durante meu estudo no mestrado avaliamos e relacionamos fatores que possam influenciar nas falhas que ocorrem em próteses sustentadas por implantes. Separei abaixo algumas informações para vocês entenderem melhor:

 

Para entender melhor:

Implantes são estruturas de titânio usadas para substituir a raiz de uma dente perdido. Eles atuam como suporte para a prótese (coroa) e podem ser utilizados para a reposição de um ou vários dentes e também como suporte de próteses totais, substituindo as antigas dentaduras.

Para a pesquisa, nossa equipe na PUC-RS avaliou durante 5 anos pacientes que possuem esse tipo de tratamento e associou o número de falhas ocorridas principalmente aos pacientes que têm bruxismo e má distribuição dos contatos oclusais.

 

O que é bruxismo? Apertar ou ranger os dentes causando desgastes dos mesmos.

O que é má distribuição dos contatos oclusais? É quando não temos harmonização das forças da mordida em todos os dentes, sobrecarregando alguns deles.

 

Também é necessário nesse tipo de tratamento uma perfeita comunicação do cirurgião dentista e do técnico que realiza a parte protética, para que a prótese seja confeccionada da maneira adequada.

Cada caso exige um cuidado especial, para que as próteses durem mais. No caso de pacientes com bruxismo, por exemplo, o ajuste dos contatos dentários e o uso de uma placa de bruxismo podem ser de suma importância para a sobrevivência das próteses e implantes. Para o tratamento correto, é necessário sempre escolher o cirurgião dentista adequado especialista na área de interesse.

A Dra Maria Paula Coltro é especialista em implantodontia e mestre em prótese dentária.

 

Onde encontrar a Maria Paula Coltro:

Clínica MOB

Rua Pedro Ivo, 891 – Porto Alegre

(51) 3276-1177

Hospital Moinhos de Vento – unidade Iguatemi

Shopping Iguatemi Porto Alegre – Av. João Wallig, 1800 – Passo d’Areia, Porto Alegre

(51) 3537-8000

 

Zaffari Odontologia

Rua Faria Santos 47/407 – Porto Alegre

(51) 3330-3388

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *