Beauty

Maria Paula Coltro: “O que é e como funciona o implante dentário?”

Escrito por  | 

O que é implante dentário? Nada mais é que um parafuso feito de titânio que funciona como uma raiz artificial para ancoragem de uma nova coroa substituindo, desta forma, o dente natural.
São indicados para pessoas que perderam um, alguns ou todos os dentes da arcada.

implante dentário

O implante é colocado no osso maxilar ou mandibular por meio de um procedimento cirúrgico. Devido à biocompatibilidade do titânio, o implante é capaz de se unir ao osso (osseointegração).
Após o período de cicatrização óssea, que leva em torno de 2 meses, serve como suporte para a prótese (dente) de porcelana.

Como funciona o implante dentário?

A cirurgia de implante dentário é realizada na maioria dos casos com anestesia local. É feita uma pequena perfuração óssea para instalação do implante dentário, onde pode ser instalada no mesmo momento uma coroa de acrílico provisória ou é possível também esperar o período de cura (osseointegração) para realização da coroa definitiva de porcelana.

A cirurgia do implante dói?

Devido ao uso de anestésico prévio, utilizando uma técnica cirúrgica adequada, a cirurgia de instalação de implantes dentários tende a ser muito tranquila e indolor. O desconforto do pós-operatório é controlado através de analgésicos e anti-inflamatórios. Os medicamentos podem ser associados ao uso de antibióticos. Isso permite continuar com a rotina normal de trabalho após o procedimento.

Qual o tempo do procedimento?

O tempo do procedimento dependerá da dificuldade do caso e da quantidade de implantes envolvidos. A média para instalação de um implante seria por volta de 1h30min de procedimento.

implante

Posso ter algum tipo de infecção?

Assim como em qualquer cirurgia intra-bucal, deve-se manter uma ótima higiene após a instalação dos implantes para evitar possíveis infecções.

O implante pode falhar?

Pode haver falha na osseointegração do implante e perda do mesmo, geralmente associado à má-higiene oral ou quando a quantidade ou qualidade óssea não é ideal para o caso.

Qual tempo de duração do implante?

O implante pode durar a vida toda do indivíduo, desde que bem monitorado e higienizado, assim como os dentes naturais. A coroa de porcelana pode sofrer alterações ao longo do tempo e pode ser trocada independente do implante de titânio.

Manutenção dos Implantes

Os implantes dentários devem ser acompanhados por um profissional, através de exames clínicos e radiográficos periódicos, com o objetivo de avaliar a saúde e estabilidade dos tecidos que circundam o implante.

image00

 

_____________________________________________________________________

Onde encontrar a Maria Paula Coltro:

Clínica MOB
Rua Pedro Ivo, 891 – Porto Alegre
(51) 3276-1177

Hospital Moinhos de Vento – unidade Iguatemi
Shopping Iguatemi Porto Alegre – Av. João Wallig, 1800 – Passo d’Areia, Porto Alegre
(51) 3537-8000

Zaffari Odontologia
Rua Faria Santos 47/407 – Porto Alegre
(51) 3330-3388

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *