Beauty

Invisalign para terceira idade

Escrito por  | 

Hello, amorecos!

Vocês já sabem que eu estou usando o aparelho Invisalign, não é mesmo? Estou amando a experiência! A novidade agora é que minha mãe vai usar o aparelho. Isso porque a técnica pode ser usada também por pessoas com idade mais avançada – e com ótimos resultados!

Minha mãe (usando o aparelho!) e a Dra. Carolina Ely

Conversei com a Ortodontista Dra. Carolina Ely, a especialista que está cuidando do meu sorriso e do sorriso da minha mãe, para saber mais sobre o assunto. Olha só as dúvidas que ela tirou:

Invisalign para terceira idade

Há limite de idade para uso do Invisalign?

Não. O Invisalign pode ser usado tanto em pacientes adolescentes e adultos quanto em pacientes com idade mais avançada. A condição fundamental para utilização de qualquer aparelho ortodôntico é a saúde dos dentes e da gengiva. Assim funciona também com Invisalign. Temos aqui no consultório muitos pacientes com 50, 60 e até 70 anos. É sempre muito importante a avaliação da saúde bucal geral. Mesmo pacientes com retrações gengivais podem ser tratados com alinhadores. Claro que esses casos têm que ser muito bem diagnosticados, planejados e conduzidos por um Invisalign Doctor experiente. Mas com saúde bucal não há limite de idade para o tratamento.

Quais as diferenças no tratamento com Invisalign para pacientes jovens e pacientes com mais idade?

Nos adolescentes os alinhadores são trocados a cada 7 dias, pois o osso é mais maleável. No paciente adulto, trocamos de 10 em 10 dias, normalmente. Em alguns casos específicos podemos orientar o paciente a trocar de 15 em 15 dias. Tudo isso será orientado individualmente, conforme seu caso.

O tratamento para pessoas mais velhas é mais longo?

Não necessariamente. O que dita o tempo de tratamento é a complexidade do caso. Um paciente mais velho que tenha algumas queixas de estética pode ter o mesmo ou menor tempo de tratamento do que um jovem com uma maloclusão complexa. Por isso a avaliação de cada caso é tão importante, para que possamos passar as informações bem adequadas à cada situação.

Quais os benefícios do aparelho invisível na terceira idade?

As vantagens são muitas, como: estética, conforto, a liberdade de se alimentar sem restrições e higienizar os dentes com escova e fio dental como se não estivesse em tratamento ortodôntico. O alinhador deve ser removido para alimentação e higienização dos dentes e depois ser recolocado. A indicação é de 22h por dia de uso dos alinhadores. O tempo de tratamento também é uma vantagem, como os alinhadores são trocados a cada 10-15 dias, normalmente, o aparelho é ajustado 2 ou 3 vezes ao mês. Com o aparelho fixo o ajuste é feito uma vez a cada 30-40 dias, o que torna o tratamento com alinhadores mais ágil do que com qualquer outra técnica. Como não tem peças (brackets) coladas aos dentes e nem fios metálicos, o conforto é muito maior do que com aparelhos fixos. Não temos urgências de um bracket cair ou um fio deslocar e machucar a mucosa. Pacientes adultos normalmente não têm disposição para passar por esse processo e muitos deixavam de tratar por não querer usar aparelhos fixos. Agora temos uma alternativa: alinhadores transparentes e removíveis, que são muito eficazes no tratamento dos mais variados tipos de problemas dentários, dos mais simples aos mais complexos. Quer saber se o seu caso pode ser tratado com Invisalign? Agende já uma avaliação e venha ter o sorriso que sempre sonhou em qualquer idade. ????

Quais os cuidados que pessoas com idade avançada devem ter ao usar o Invisalign?

Higienização impecável, revisão com dentista clínico-geral e periodontista (dentista especialista em gengiva), uso correto dos alinhadores conforme indicado (22h/dia) e evitar ficar tirando e colocando o aparelho várias vezes ao dia.

Os resultados do Invisalign na terceira idade são tão bons quanto nas outras fases da vida?

Sim. Podemos dizer que é possível alcançarmos resultados muito bons em qualquer idade. Cada caso deve ser avaliado individualmente, claro.

Pode falar um pouco sobre as características do caso da Luciana, minha mãe?

A Luciana procurou o consultório com a expectativa de alinhamento e nivelamento dos dentes e a expansão das arcadas e do sorriso. Esteticamente essa expansão dos arcos ocasiona um aspecto muito agradável ao sorriso. Sempre temos o limite ósseo individual que vai nos permitir mais ou menos expansão em cada caso. Dentro disso, trabalhamos para que as expectativas do paciente e o que a natureza nos possibilita de movimentos dentários sejam levados em consideração para entregar o melhor resultado possível ao nosso paciente. A busca da simetria dos dentes nos traz muitos benefícios estéticos e estamos trabalhando isso muito bem no caso da Luciana.

 

Qual será a duração do tratamento dela?

Para o caso da Luciana temos uma previsão de 20 alinhadores, que serão trocados a cada 10 dias, com previsão então de aproximadamente 7 meses de tratamento. Rápido, não?

 

PARA FALAR COM A DRA CAROLINA ELY

Localização
Rua Dona Laura, 354 – Sala 506- Moinhos de Vento, Porto Alegre RS
E-mail
atendimento@carolinaely.com.br
Telefone
(51) 3026-5436
(51) 99310-9577
Horário de Atendimento
Seg a Sex das 08:30 às 18:30

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *