Beauty

Guia Pré-Casamento: tudo para ficar linda no grande dia!

Escrito por  | 

Os meses que antecedem o casamento representam um período de muita preparação e emoção, principalmente para as noivas. Além de todos as questões da cerimônia e da festa, as gurias também se preocupam em estarem lindas para o grande dia. Do vestido ao sorriso, não há mulher que não perca algumas noites de sono pensando em todos os detalhes.

Para facilitar a vida das noivinhas, preparei um super Guia Pré-Casamento, com dicas de especialistas sobre diversos procedimentos e etapas que podem ser realizadas antes desse momento especial. Se você está prestes a trocar alianças, respira fundo que esse é post certo para você!

Juliana Pereira (estilista)

Juliana-Pereira-2

Para a estilista Ju Pereira, o tempo ideal para a confecção de um vestido de noiva com tranquilidade é de 6 a 8 meses antes do casamento. “Esse é um ótimo tempo, pois a noiva vai curtindo a confecção e construção do vestido, sentindo que a data do casamento está chegando”, ressalta.  

Para os últimos ajustes no vestido, a estilista recomenda até 7 dias antes da entrega, pois as noivas costumam emagrecer na semana do casamento. “Seria um problema se o ajuste fosse muito grande, pois mexer na estrutura, com todo o vestido pronto, seria um retrabalho enorme”, comenta.

 

Camila Sachs (personal trainer)

camila sachs
A personal trainer Camila Sachs indica o treinamento Hiit para aquelas noivas que querem perder alguns quilinhos e ganhar definição muscular em um curto espaço de tempo. Já para aquelas que já têm exercícios incorporados à rotina, mas desejam dar um up no corpo para o dia do casamento, Camila indica o treinamento Hiit associado a exercícios com pesos, como agachamento, passadas, leg press, exercícios com halteres e também alguns aparelhos de musculação que sejam específico para a parte do corpo que mais precisa melhorar.

Para as noivas que estão na correria e totalmente sem tempo de ir a uma academia, a personal tem uma super solução! Ela está lançando o programa digital “Mulheres Fit”, um treinamento de 3 meses de duração com treinos de 20 minutos que usam somente o peso do corpo e podem ser feitos em qualquer lugar. As aulas são com a própria Camila, que recomenda: “Se a pessoa fizer com uma alimentação adequada, vai secar e perder bastante gordura, o que serve para quem quer perder peso. A pessoa que faz o mesmo programa, mas com uma alimentação mais voltada para o ganho de massa, não vai diminuir tanto e vai tonificar a musculatura, ganhando massa magra. Perfeito para  quem não quer secar tanto, mas quer definir”.

Para ter um gostinho de como serão as aulas do “Mulheres Fit”:

 

 

Fernanda Nichelle (médica)

clínica-mac_3
A Dra. Fernanda Nichelle, Diretora-Médica da Clínica MAC, repassou dicas de como as noivas devem prepararam-se para o grande dia, em diferentes estágios antes do casamento:

Um ano antes da cerimônia: comece a investir em tratamentos mais potentes e você ainda pode experimentar novidades. Com antecedência, é possível submeter-se com maior segurança a tratamentos nunca feitos antes, pois caso o resultado não seja o esperado, há tempo para recorrer a outros métodos. Discuta com o seu médico técnicas de volumerização facial, caso esteja pensando em aumentar lábios, preencher olheiras ou definir as maçãs do rosto. Investigue a queda excessiva de cabelos e trate a acne. Também é época de agendar uma consulta com um Cirurgião Plástico, pois com certa antecedência, o resultado das intervenções cirúrgicas estarão plenos para ajudarem na apresentação do tão sonhado vestido de noiva. É tempo de pensar nos tratamentos com ácidos, despigmentantes e lasers e ainda iniciar programas corporais adequados para um emagrecimento saudável e duradouro e o combate mais eficaz à flacidez de pele.

Seis meses antes da cerimônia: inicie as sessões de peeling, que trata e clareia a pele, podendo auxiliar no tratamento de manchas, acne, oleosidade e melhora da textura da pele. O peeling indicado pode ser o físico ou químico (à base de ácidos) e a periodicidade geralmente é mensal até resolução da causa. Após, define-se o tempo para a manutenção. Além do rosto, outras partes do corpo podem receber atenção com técnicas mais potentes para combater celulite e estrias. É a época ideal, também, para você experimentar a sua primeira aplicação de Toxina Botulínica, que suaviza a expressão facial e pode ajudar a erguer a cauda da sobrancelha e corrigir o sorriso gengival. O importante é discutir com seu médico a sua expectativa, para que ele utilize a técnica adequada. É interessante começar as sessões de microagulhamento com Drug Delivery ou Skinboosters, procedimentos muito procurados nas clínicas médicas e que não submetem o paciente à cirurgia e não o afastam de suas atividades diárias, trazendo um resultado muito satisfatório.

Um mês antes da cerimônia: momento de reaplicar a Toxina Botulínica, que deverá ser revisada em 15 dias, para avaliação dos resultados e possível complementação do tratamento. Depois, relaxe! Não se submeta a nenhum novo tratamento e não ouse testar novos produtos, sob o risco de reações como manchas e cicatrizes. Faça drenagens linfáticas faciais e corporais. Limpezas de pele e tratamento adjuvantes, somente com orientação do seu médico. Procure, sempre, um médico treinado e experiente, pois o sucesso do tratamento depende do planejamento e técnica utilizados pelo profissional.

E seja feliz para sempre!

 

Maria Paula Coltro (dentista – foco na estética)

Raio-X-Maria-Paula-Coltro
 O casamento é um dos momentos mais importantes para as mulheres. Por isto, este período exige uma dedicação e organização enormes! A sugestão da dentista Maria Paula Coltro para os noivos terem um sorriso bonito no dia tão esperado é ir ao dentista com pelo menos 3 meses de antecedência, assim como todo procedimento estético a ser realizado.

A busca por clarear os dentes antes do casamento é frequente, porém as noivas precisam estar cientes de algumas informações prévias importantes. O clareamento vai ser muito mais eficiente quando feito em dentes limpos, por isto, é importante que seja feita a profilaxia (limpeza) dentária pelo menos uma semana antes do clareamento. O tempo necessário para o tratamento de clareamento é aproximadamente 3 semanas. Isto pode variar com o tipo de dente e tipo de tratamento realizado.

Se, mesmo com o clareamento, a noiva não estiver satisfeita com a estética do seu sorriso, podemos planejar a reabilitação através dos laminados de porcelana (lentes de contato dentais), que vão alterar cor e forma, melhorando a estética dos dentes. Este tipo de tratamento pode ser realizado com relativa agilidade e, em casos bem indicados, possui por volta de 1 mês de execução (desde o planejamento à finalização).

 

Carolina Bratz Ely (ortodontista)

dra-carolina-ely-730x501
Segundo a ortodontista Carolina Bratz Ely, o ideal é que a noiva, assim que definir a data do casamento, procure uma avaliação com um ortodontista se tiver algo que queira melhorar no alinhamento dos dentes e do sorriso.

A ortodontia estética evoluiu muito nos últimos tempos e hoje há opções eficientes para correção dos problemas dentários com estética, qualidade, conforto e praticidade. Estas opções vão desde os aparelhos fixos de porcelana ou safira (que podemos usar com fios estéticos, da cor dos dentes, que ficam bastante discretos) até os alinhadores transparentes e removíveis Invisalign, que atualmente são considerados a opção mais atrativa para quem quer usar aparelho dentário, mas não cogita a possibilidade de usar o fixo.

A técnica Invisalign consiste no uso de alinhadores transparentes e removíveis, trocados de forma sequencial para corrigir a posição dos dentes. Os alinhadores são praticamente invisíveis e reposicionam os dentes passo a passo para conseguir o sorriso que você deseja para o grande dia. Os alinhadores são retirados para comer, escovar os dentes e passar fio dental. Como não utiliza fios metálicos nem bráquetes, ele acaba sendo mais confortável também.

Sobre o aparelho fixo estético, a noiva até pode remover antes do casamento e depois continuar o tratamento, recolocando o aparelho fixo. Os contras para esta opção são: além do custo (pois essas peças não podem ser reutilizadas), há também a questão do tempo levado na remoção e recolocação do aparelho. Carolina também comenta sobre a possibilidade de movimentação dos dentes se não for confeccionado um aparelho removível de contenção para a noiva usar neste período que vai ficar sem o aparelho fixo. Com os alinhadores há a vantagem de a noiva poder tirar o aparelho no dia do casamento sem nenhum inconveniente, podendo dar continuidade ao tratamento após a celebração, se isso for necessário.

Sobre a questão do tempo de tratamento, Carolina ressalta que os alinhadores transparentes e removíveis também levam vantagem: como os alinhadores são trocados de 10 em 10 dias, normalmente o tratamento acaba sendo mais rápido do que com técnica convencional fixa. Há muitos tratamentos realizados em períodos curtos de 4 a 5 meses com resultados muito satisfatórios.

A dica mais importante da ortodontista é: “Não deixe de conversar com um especialista em Ortodontia e na técnica Invisalign se tiver algo que lhe incomode no seu sorriso. Muitas vezes ter o sorriso que você sonha pode ser muito mais rápido, muito mais fácil e mais possível do que você imagina. Assim, no dia do seu casamento, você pode sorrir bem feliz, confiante e orgulhosa do seu sorriso. Isso faz toda a diferença!”

 

Vanessa Leite (nutricionista)

23239789
Para a nutricionista Vanessa Leite, é importante que a noiva lembre que a data é muito especial. As fotos tiradas no casamento serão eternas. Por isso, elas precisam estar bem com elas mesmas. É uma boa motivação para seguir a dieta, para se cuidar e para fazer exercícios.

A noiva, entretanto, não deve pensar apenas no casamento. A ocasião deve ser um estímulo, para que a mulher se cuide para a vida, não apenas para a festa. E são muitas as preocupações. Elas têm muitas tarefas, o que gera muita ansiedade. A ansiedade causa efeitos diferentes nas mulheres: algumas comem muito, outras não comem nada. É preciso trabalhar o estado mental, seja através de alimentação, meditação, exercício físico ou atendimento psicológico.
Vanessa também ressalta que não é indicado que a noiva emagreça ou engorde demais antes do casamento, pois há muitas provas de vestido e há diversos efeitos que isso gera no corpo. Para realmente ter uma mudança na forma física, é preciso procurar o quanto antes uma nutrcionista. O ideal é iniciar o tratamento com um ano de antecedência, seis meses, quatro meses. Porém, o atendimento com a nutricionista pode fazer a diferença mesmo com 15 dias ou uma semana de antecedência.

No dia do casamento, a nutricionista ressalta que a noiva precisa ter consciência de que não pode comer muito pouco. Se não tiver energia o suficiente, ela pode ficar fraca durante a festa. Outro efeito da má alimentação é a combinação com a bebida alcoólica: mesmo se a noiva beber apenas algumas taças de espumante, se a alimentação não tiver sido correta, ela pode perder a festa. É importante no dia da noiva ter lanchinhos, ter almoço, ter frutas e muita água!

A alimentação vai impactar não apenas no formato do corpo, mas também na saúde e no brilho do cabelo, na pele e em outros aspectos. Nossa alimentação influencia todo o organismo. E isso vale não apenas para a noiva, mas para as madrinhas e convidadas. Para todos que fazem parte da festa.

Jorginho Goulart (maquiador e cabelereiro)

jorginho goulart

O maquiador e cabelereiro Jorginho Goulart lembra que o cabelo da noiva deve ser muito cuidado e tratado na proximidade do casamento. “Um bom shampoo e condicionador é super importante. Sem esquecer de máscara, que é essencial”. Segundo ele, as hidratações devem ser feitas regularmente, mas, no dia do casamento, o cabelo deve ser higienizado somente com shampoo, para garantir uma maior fixação e estrutura do penteado.

Com relação as mechas, Jorginho comenta que não há tempo certo para que sejam feitas. “Mas claro que não podem ser feitas no dia do casamento”.  As mechas das noivas podem ser feitas de forma tradicional ou a partir de técnicas mais ousadas. As mechas mais finas, segundo ele, aparentam maior naturalidade no penteado.

Jorginho faz apenas 1 teste de cabelo e maquiagem antes do casamento, com antecedência de 1 mês ou 15 dias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *