Beauty

Fernanda Nichelle: “Queimei demais, e agora??”

Escrito por  | 

Passar o verão sem tomar sol não tem a menor graça. O problema é que, na pressa de pegar um bronzeado, muita gente acaba exagerando na exposição.

O bronzeado é uma resposta do corpo à exposição solar, e quando a pele fica vermelha é sinal de agressão, e os riscos de câncer de pele também aumentam quando não há proteção solar eficaz.

A radiação solar atinge as células danificando o DNA e causando inflamação. Por isso, a pele fica vermelha, ardida e inchada. A descamação ocorre quando as células mortas são eliminadas do corpo.

Se isso acontecer, é preciso tomar alguns cuidados para minimizar o incômodo:

#Banhos gelados aliviam o desconforto;

#Cosméticos pós-sol normalmente contêm substâncias que acalmam a pele, como camomila, azuleno, Aloe Vera e calamina, e contém ainda ativos anti-inflamatórios, como alfa bisabolol e nicotinamida;

aloe-vera-beneficius

Aloe Vera

#Use hidratantes específicos para pele sensível;

#Borrife água termal gelada na região fragilizada;

#Compressas de chá de camomila gelado também acalmam e funcionam como ativos anti-inflamatórios.

#Beba muito líquido! Hidratação de dentro para fora, SEMPRE!

hidratacao-no-esporte

#Não estoure as bolhas nem puxe a pele, elas servem como uma espécie de proteção para a pele sensibilizada.

TENHA PACIÊNCIA!

As queimaduras não vão melhorar de um dia para o outro. Tudo vai depender do tipo de queimadura, podendo levar de 3 a 4 dias ou até 2 semanas. Enquanto isso, a regra é esperar que a pele se recupere do vermelhidão para se expor no sol de novo – e dessa vez sem esquecer do filtro solar!

Se a dor persistir e a pessoa entrar em estado febril, procure IMEDIATAMENTE um MÉDICO para avaliação. Lembre-se que as queimaduras podem ser de 1º ou 2º graus e, em alguns casos, necessitam de medicamentos com receita e acompanhamento médico.

E não esqueça: Quanto mais intensa a hidratação da pele após a exposição solar, mais uniforme, duradouro e bonito será o bronzeado, pois a hidratação promove a renovação celular e impede a descamação que ocorre por conta do ressecamento.

hidratação-corpo

Alguns nutracêuticos poderão ser prescritos pelo seu médico para auxiliar no bronzeado. No entanto, não existem cremes que prolonguem o bronzeado. Algumas marcas utilizam proteínas, vitamina E e B5, além de óleos, com esse objetivo — mas não há comprovação científica a respeito. O que talvez possa acontecer é que, por conta do aumento da função de barreira cutânea, haja menos perda de água e, assim, uma duração maior do bronzeado.

E assim que retornar do veraneio, consulte seu médico. Ele poderá prescrever os tratamentos e produtos ideais para o seu tipo de pele, e te ajudará a reverter os danos causados nesta temporada.


Dra. Fernanda Nichelle
Médica
CRM/RS: 36.168 CRM/SP: 154.072

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *